A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, nesta quinta-feira (15), os resultados da Operação Carnaval 2024, que ocorreu em todo o Estado do Espírito Santo. Durante o período do feriado, que compreendeu das 8 horas da última sexta-feira (08) até as 23h59 horas da quarta-feira (14), houve o registro de 15 homicídios, representando o segundo melhor resultado em comparação aos Carnavais desde 2001.
É crucial destacar que não houve registro de mortes por homicídio em locais de folia em 2024, o que é um dado importante para a segurança pública. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, ressaltou a importância do trabalho conjunto e dedicado dos profissionais que atuaram durante o Carnaval, proporcionando segurança aos capixabas e visitantes.
Os eventos clandestinos, conhecidos como “Bailes Mandela”, e os tumultos em locais de folia representaram desafios para a segurança pública, exigindo ações de dispersão com o uso de equipamentos menos letais. Durante o Carnaval, foram registrados 12 eventos desse tipo e dez casos de tumulto em locais de folia, todos exigindo intervenção policial.
Além disso, o Cerco Inteligente do Estado teve uma atuação significativa, contribuindo para a recuperação de 17 veículos durante o período do Carnaval. No entanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) atendeu a 39 ocorrências de afogamento, resultando em três vítimas fatais. Em relação à violência nas estradas, houve uma redução importante, com 11 mortes em decorrência de acidentes de trânsito em todo o Estado, comparado às 22 mortes registradas no Carnaval de 2023.
Durante a coletiva, foi apresentado o novo Painel de Monitoramento de Mortes no Trânsito, que visa oferecer mais transparência aos dados de acidentes de trânsito com vítimas fatais e sensibilizar a população sobre a gravidade do problema. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou que a inovação tecnológica permitirá o planejamento estratégico de ações integradas de fiscalização e educação no trânsito, visando a redução de acidentes e mortes.
Para mais informações, o Painel de Mortes no Trânsito está disponível no site da Sesp. Em caso de dúvidas, a imprensa pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sesp ou do Detran|ES, que estarão disponíveis para esclarecer quaisquer questões adicionais.
Com esta divulgação, o Estado do Espírito Santo reforça o comprometimento com a segurança pública e a transparência na prestação de informações à população, visando à redução das ocorrências de violência e acidentes durante os períodos festivos. Este é um passo importante para promover um ambiente mais seguro e tranquilo para os cidadãos e visitantes.
Fonte: Governo ES