24.9 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 19, 2024
24.9 C
Marataizes
quinta-feira, 19 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno do ES realiza ação contra trabalho infantil no Sambão do Povo

Governo do ES realiza ação contra trabalho infantil no Sambão do Povo

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) está promovendo a terceira edição do Bloco da Proteção Contra a Violência Sexual e o Trabalho Infantil de Crianças e Adolescentes, que acontecerá na abertura do Carnaval de Vitória no Sambão do Povo. O objetivo principal da campanha é conscientizar e informar o público capixaba sobre os sérios danos, tanto individuais quanto sociais, causados pela exploração de crianças e adolescentes, especialmente nesta época do ano.

Com a participação de 250 voluntários, a ação contará com a distribuição de material informativo e brindes, além de abordagens diretas ao público presente. O bloco terá também a presença de 20 jovens do Projeto “Piedades do Futuro” e da madrinha oficial, a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande.

A Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é uma iniciativa de abrangência nacional, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). O objetivo é sensibilizar, mobilizar e articular os agentes institucionais governamentais e da sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil, garantindo a proteção ao adolescente trabalhador.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, enfatizou a importância da campanha, especialmente durante as festividades carnavalescas. Ela ressaltou a vulnerabilidade das crianças nesse período e a necessidade de erradicar a situação, destacando o engajamento de todos na ação.

Além dos servidores da Setades, o bloco contará com a participação das equipes municipais que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes, juntamente com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Região Metropolitana e equipes de outros municípios. Também estarão presentes integrantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes e da Secretaria da Educação (Sedu).

A relevância dessa iniciativa é inegável, pois se trata de um esforço conjunto para proteger e garantir o bem-estar das crianças e adolescentes, especialmente em momentos de grande movimentação social como o Carnaval. A conscientização e ações preventivas são fundamentais para o combate ao trabalho infantil e à violência sexual, e é inspirador ver tantos indivíduos e entidades empenhados nessa causa tão importante.

Portanto, é fundamental que a sociedade se una nesse esforço de proteção e prevenção, apoiando iniciativas como o Bloco da Proteção Contra a Violência Sexual e o Trabalho Infantil de Crianças e Adolescentes. Juntos, podemos criar um ambiente mais seguro e saudável para as futuras gerações.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Setades por meio dos seguintes contatos: Ana Luiza Freitas (anafreitas@setades.es.gov.br) e Samyra Ferreira (samyralobino@setades.es.gov.br).

Neste artigo, destacamos a importância da terceira edição do Bloco da Proteção Contra a Violência Sexual e o Trabalho Infantil de Crianças e Adolescentes, promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). A ação acontecerá na abertura do Carnaval de Vitória, com o objetivo de sensibilizar e informar o público capixaba sobre os danos causados pela exploração de crianças e adolescentes. Além disso, ressaltamos a relevância da Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, com a participação de diversas entidades e instituições na luta pela proteção das crianças e adolescentes. Juntos, podemos criar um ambiente mais seguro e saudável para as futuras gerações.

Fonte: Governo ES

Confira Também