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Governo do ES – Procon-ES divulga Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2023

**Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2023: Ranking das Empresas com Mais Reclamações no Procon-ES**

Nesta sexta-feira, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, os Procons de todo o país divulgaram o tão aguardado Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2023. Esse documento apresenta o ranking das empresas que mais desrespeitam os direitos dos consumidores, bem como a eficácia das resoluções dos processos administrativos analisados e concluídos pelo Procon-ES durante o período de janeiro a dezembro de 2023.

**Principais Reclamações e Empresas Líderes do Ranking**

De acordo com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2023, a Oi Móvel ocupa o triste primeiro lugar no ranking das empresas mais reclamadas no Procon-ES. Em segundo lugar está o Banco Pan, seguido pelo Banco Bradesco, Banco BMG, e Banco Itaú. Em sexto lugar no ranking surge a Telefônica Vivo (GVT), seguida pela Claro, Caixa Econômica Federal, EDP Espírito Santo e, em décimo lugar, a Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.Com).

As principais queixas envolvendo esses fornecedores líderes do cadastro no Procon-ES incluem **cobrança indevida**, **crédito consignado**, **produto ou serviço com vício de qualidade**, **alteração unilateral** e **descumprimento de contrato**.

**Importância do Cadastro de Reclamações Fundamentadas**

A diretora geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, ressaltou a importância do Cadastro de Reclamações Fundamentadas para os consumidores. Esse documento fornece um indicador crucial para avaliar o índice de reclamações e a eficácia das empresas em resolver problemas, auxiliando os consumidores na tomada de decisão na hora de comprar produtos ou contratar serviços.

**Entenda o Cadastro de Reclamações Fundamentadas**

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é publicado anualmente pelos Procons estaduais e municipais, integrados ao Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor (ProConsumidor) do Ministério da Justiça. A próxima etapa é a consolidação dessas publicações no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que será divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

**Conclusão**

Os consumidores devem estar cientes do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2023, que revela as empresas com maior índice de reclamação e insatisfação no Procon-ES, bem como a postura adotada diante das reclamações. Consulte o documento completo no site do Procon-ES e esteja informado sobre seus direitos como consumidor.

Fonte: [Procon Estadual](https://procon.es.gov.br/Media/procon/Cadastro%20de%20Reclama%C3%A7%C3%B5es%20Fundamentadas/Janeiro%20a%20Dezembro%20-%202023.pdf)

Fonte: Governo ES

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