Os resultados de 31 projetos de pesquisa científica e tecnológica para a agricultura capixaba serão apresentados em um seminário on-line na próxima semana, juntamente com os resultados parciais de outras 22 pesquisas com o mesmo foco. O evento faz parte do Seminário de Acompanhamento e Avaliação das pesquisas do Banco de Projetos – Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais: Desenvolvimento Rural e Pesca do Espírito Santo, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Todas as pesquisas têm como objetivo avaliar os impactos socioeconômicos e ambientais resultantes da adoção de tecnologias e do acesso às políticas públicas para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura, pecuária, abastecimento, aquicultura e pesca no Estado. O seminário será transmitido ao vivo nos canais da Fapes e da Secretaria da Agricultura no YouTube, com a abertura marcada para a próxima segunda-feira, dia 20, às 13h.
Durante o evento, serão analisados os projetos finalizados do 1º Ciclo, nos quais foram investidos cerca de R$ 10 milhões para o desenvolvimento das pesquisas, assim como os projetos em andamento do 3º Ciclo, que receberam mais de R$ 6 milhões com o mesmo propósito. Esse recurso provém de um Termo de Cooperação entre a Fapes e a Seag, que descentralizou 100% dos recursos pela Secretaria. Todas as pesquisas foram selecionadas com base na Portaria 002-R de 2020, estabelecendo a parceria entre a Secretaria da Agricultura e a Fapes para a execução dos projetos.
Os projetos do 1º Ciclo do Banco de Projetos incluem temas como Agroecologia, Agroindústria, Aquicultura, Cafeicultura, Climatologia, Comercialização, Comunicação para o desenvolvimento rural, entre outros. Já no 3º Ciclo, estão em andamento pesquisas relacionadas a Pecuária, Silvicultura, Recursos naturais, entre outros.
Todas as pesquisas são avaliadas com base em sua relevância para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, aquicultura e pesca, levando em consideração o impacto econômico, social e ambiental, a inovação na gestão e a capacidade de execução. Os estudos são coordenados por pesquisadores e extensionistas do Sistema Estadual da Agricultura, composto pela Secretaria da Agricultura, Incaper e Idaf.
Não deixe de conferir o Seminário de Acompanhamento e Avaliação das pesquisas do Banco de Projetos e acompanhar de perto os avanços e descobertas que contribuirão para o desenvolvimento sustentável da agricultura capixaba. Para mais informações, consulte a programação e entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Fapes.
Fonte: Governo ES