No Espírito Santo, os jovens que frequentam os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) têm a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras por meio de oficinas, com o intuito de gerar renda. No entanto, muitos deles enfrentam a dificuldade de obter recursos para adquirir os materiais necessários. Pensando nisso, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), juntamente com a Subsecretaria de Políticas para Juventude, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e o Banco do Estado do Espírito Santo, criou o Crédito Juventude Empreendedora.
O objetivo desta iniciativa é oferecer condições especiais para que os jovens capixabas possam acessar uma linha de crédito e investir em equipamentos e materiais que possam impulsionar a geração de renda por meio do trabalho. A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressalta a importância dessa oportunidade para a juventude.
Para ter acesso ao crédito, o interessado deve ter mais de 18 anos e comprovar que está apto para exercer a atividade na qual pretende investir. O limite do crédito é de R$ 5.000, com prazo de pagamento de até 30 meses, taxa de juros de 1,29% ao mês, seis meses de carência e a necessidade de um avalista.
O subsecretário de Estado de Políticas para Juventude, Jiberlândio Miranda, destaca que as regras foram estabelecidas em conjunto com a Aderes e o Banestes, visando atender a uma necessidade detectada nos CRJs: a falta de recursos para adquirir equipamentos que possam proporcionar a geração imediata de renda.
Até o momento, jovens de Colatina, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins já tiveram acesso a essa oportunidade. Um exemplo é Vitória Gonçalves Kruger, que utilizou o crédito para comprar estoque de roupas para a sua pequena loja. As informações sobre como acessar a linha de crédito estão disponíveis no site do Crédito Juventude Empreendedora.
A página também conta com o link da listagem dos agentes de crédito do Estado que poderão atender aos interessados. Esta é uma oportunidade significativa para os jovens capixabas que buscam alavancar seus negócios e gerar renda por meio do empreendedorismo. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato com os agentes de crédito listados.
Com essa iniciativa, a SEDH e seus parceiros buscam proporcionar oportunidades reais para que a juventude capixaba possa desenvolver suas habilidades empreendedoras e alavancar suas iniciativas comerciais. A linha de crédito Crédito Juventude Empreendedora representa um passo significativo na promoção do empreendedorismo e da geração de renda para jovens em todo o estado do Espírito Santo.
Fonte: Governo ES