O programa ES Inteligente está sendo implementado no Espírito Santo com o objetivo de modernizar a infraestrutura urbana e impulsionar o desenvolvimento regional. Até o momento, 24 municípios já aderiram ao programa, representando cerca de 30% do Estado. Na semana passada, avançou-se na entrega dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental (EVTEJA) para os municípios de Colatina, Cariacica e Vargem Alta, marcando um importante passo para a modelagem de parcerias público-privadas (PPP) nessas localidades.
O projeto, fruto da parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), tem mostrado avanços significativos nos processos para lançamento das primeiras modelagens. Municípios como Alegre, Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante também já receberam os estudos de viabilidade técnica e estão caminhando em direção aos estágios finais de seus projetos, como os processos licitatórios. Os relatórios apontam uma excelente viabilidade econômica, preparando essas cidades para se tornarem as primeiras cidades inteligentes do Estado.
Nas modelagens iniciais, serviços essenciais como a eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, redes de telecomunicações, videomonitoramento e instalação de miniusinas de energia solar para prédios públicos estão sendo abordados. Essa iniciativa visa reduzir gastos, promover inovação e eficiência no setor privado, e proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos, combinando conectividade, sustentabilidade e segurança.
Entre as smart cities em destaque estão Cariacica, Colatina e Vargem Alta. Em Cariacica, por exemplo, o projeto abrange a modernização de pontos de iluminação pública, instalação de fibra ótica, pontos de wi-fi público, videomonitoramento e geração de energia fotovoltaica, prometendo uma economia significativa aos cofres públicos e uma melhoria na qualidade dos serviços urbanos e segurança pública.
O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, ressaltou a importância do programa ES Inteligente para o Estado, destacando que ele representa um marco no desenvolvimento inovador e sustentável dos municípios capixabas. Vilker Zucolotto Pessin, coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do banco, também enfatizou a relevância da assessoria gratuita oferecida pelo programa, que permite aos municípios desenvolver projetos de infraestrutura inovadores sem onerar os cofres públicos.
Desde 2020, o ES Inteligente vem trabalhando na estruturação de projetos de cidades inteligentes e saneamento básico no Espírito Santo. Com a adesão ao Programa, os municípios podem iniciar um plano de trabalho em parceria com o Bandes e o IPGC, recebendo assessoria para a implementação de projetos inovadores que resultem em cidades mais seguras, conectadas e sustentáveis, gerando impactos positivos na qualidade de vida da população.
O ES Inteligente é, portanto, uma iniciativa que visa transformar o Espírito Santo em um Estado mais inteligente e conectado, investindo no bem-estar da população, na preservação ambiental e na modernização da infraestrutura urbana. Para mais informações sobre o programa, acesse o site do Bandes por meio do link: https://www.bandes.com.br/municipios.
Fonte: Governo ES