Novo Serviço de Terapia Renal Substitutiva é Inaugurado em Vila Velha
A Clínica NEFRUS, localizada na Prainha, é a mais recente unidade contratada pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), para prestar atendimento aos pacientes adultos que necessitam de Terapia Renal Substitutiva (TRS). A inauguração do serviço ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), com a presença do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Durante a visita às instalações da nova clínica, o governador destacou a importância do serviço para a população. “Estamos cuidando de quem mais precisa e contratualizamos uma clínica com 40 cadeiras para diálise. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encontrarão, nesse local, a mesma qualidade oferecida na rede particular. Iniciaremos o serviço ainda esta semana, beneficiando moradores da Região Metropolitana de Saúde. Essa é mais uma ação do Governo do Estado em prol da melhoria contínua do SUS, assegurando dignidade aos capixabas em momentos de necessidade”, afirmou Casagrande.
O investimento total do Governo do Estado para a implantação desse serviço é de R$ 4,25 milhões, abrangendo um contrato de seis meses. Este acordo prevê a realização de 50.928 atendimentos, com um espaço que conta com 40 poltronas, disponibilizando até 182 vagas para atendimentos adultos, organizados em quatro turnos, caso necessário. Os pacientes atendidos mensalmente totalizarão 8.488 procedimentos, que incluirão exames, consultas e outros serviços, sendo 2.417 relacionados especificamente à hemodiálise.
O credenciamento da Clínica NEFRUS foi realizado por meio da Superintendência Regional de Saúde Metropolitana. Além da nova unidade, a Secretaria da Saúde mantém outros seis serviços de atendimento com um investimento total de R$ 30 milhões.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Doença Renal Crônica (DRC) do Ministério da Saúde, em 2024 foram registrados no Espírito Santo, 4.356 atendimentos a pessoas com DRC na Atenção Primária à Saúde (APS), representando um aumento de 49,18% em relação a 2022, que contabilizou 2.290 atendimentos. A estimativa é que cerca de 10% da população do Estado, ou seja, 278.966 pessoas, apresentem algum grau de doença renal, a maior parte sem conhecimento sobre sua condição.
Tyago Hoffmann, secretário da Saúde, enfatizou a relevância da atenção voltada para a doença renal. “A Atenção Primária à Saúde desempenha um papel fundamental, atuando em ações de promoção da saúde, prevenção e diagnóstico precoce de indivíduos suscetíveis e acometidos por doença renal crônica, observando a perspectiva do cuidado integral à saúde. Por isso, o Governo do Estado, através da Sesa, está oferecendo mais uma opção de serviço para os usuários do SUS afetados pela doença”, assegurou.
Informações adicionais podem ser obtidas por meio das assessorias de comunicação do Governo do Estado e da Sesa, através dos contatos disponíveis.
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Fonte: Governo ES