O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou nesta quinta-feira (13) o lançamento da segunda fase e ampliação do Projeto Semeando com Sustentabilidade. Este projeto promove ações alinhadas à Política Estadual de Fomento à Economia Solidária e irá beneficiar pequenas propriedades da agricultura familiar em 20 municípios capixabas, com um investimento de quase R$ 4,5 milhões. Este valor representa quase três vezes mais do que o investido na primeira fase, que foi de R$ 1,58 milhão.
Durante a agenda no Palácio Anchieta, em Vitória, foram apresentados os resultados da primeira fase do projeto, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Um dos principais serviços oferecidos pelo projeto é a assistência técnica localizada, com no mínimo dez horas de atendimento a cada produtor rural. Temas como manejo da terra, técnica para plantio e acompanhamento desde o cultivo até a produção das culturas do café, cacau, maracujá, uva, morango, pomar, abacate (hidroponia) serão abordados para mais de 700 produtores rurais.
O governador Casagrande ressaltou a importância do projeto ao afirmar que “fazer a diferença na vida das pessoas é muito bom. Esse projeto é mais um exemplo de como uma ação do poder público tem a capacidade de se transformar em esperança e ânimo aos agricultores. Quando vejo os depoimentos das pessoas atendidas, lembro de como era antigamente e o que nós conquistamos hoje. Antes só existia a vontade, mas não existia nenhum programa de incentivo. Agora, de forma conjunta, estamos podendo dar passos adiante”.
Além da assistência técnica, também está prevista a identificação do tipo de cultura mais adequado a cada propriedade atendida, aquisição de insumos de forma assertiva para o cultivo pretendido e entrega de insumos necessários para fortalecer a cultura e cultivo da população do campo.
As ações do Projeto Semeando com Sustentabilidade visam fortalecer a agricultura familiar e criar mecanismos para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o progresso dos empreendimentos rurais e melhorando a qualidade de vida das famílias rurais.
Os municípios beneficiados pelo projeto são Águia Branca, Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Brejetuba, Colatina, Conceição da Barra, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Jaguaré, João Neiva, Mantenópolis, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, São Domingos, Vila Pavão e Vila Valério.
Essas ações demonstram o compromisso do Governo do Estado em promover o desenvolvimento das pequenas propriedades da agricultura familiar, incentivando a economia solidária e contribuindo para o fortalecimento do setor agrícola capixaba. A iniciativa representa um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, onde todos possam prosperar e ter melhores condições de vida.
Fonte: Governo ES