20.7 C
Marataizes
quarta-feira, maio 21, 2025
quarta-feira 21 de maio de 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
quarta-feira 21 de maio de 2025
NotíciasGoverno ESGoverno do ES inicia gravações do Papod Preta com versão em vídeo...

Governo do ES inicia gravações do Papod Preta com versão em vídeo para jovens negras capixabas

Segunda Temporada do Papod Preta Inicia Gravações em Versão Vídeo

A Secretaria da Cultura (Secult) do Governo do Estado do Espírito Santo anuncia que a segunda temporada do podcast Papod Preta iniciará suas gravações neste sábado, 26 de agosto. O projeto é voltado para meninas negras capixabas e tem como missão apresentar referências significativas para mulheres pretas em diversas áreas.

Nesta nova edição, o Papod Preta expande seu formato ao incluir entrevistas em vídeo com profissionais destacadas nas áreas da política, audiovisual, fotografia, entre outras. A iniciativa conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc) e do Governo Federal, reforçando o comprometimento com a valorização da cultura e a promoção da diversidade.

Com episódios que serão disponibilizados no Spotify em formato de áudio e no YouTube em vídeo, o Papod Preta também oferecerá tradução em Libras, assegurando acessibilidade a um público mais amplo. A primeira temporada, lançada em 2024, teve como objetivo auxiliar jovens negras a enfrentar os desafios da vida adulta, e agora, a continuidade desse projeto foi ressaltada pela jornalista e produtora cultural Nicolly Credi-Dio.

“É uma honra dar sequência a esse projeto feito para as jovens negras capixabas. Enquanto converso com as entrevistadas, penso que ter ouvido essas mulheres quando eu era adolescente poderia ter mudado minha trajetória, pois muitas vezes o que nos falta é uma referência que mostre que é possível chegar lá,” afirma Credi-Dio.

Ao todo, a nova temporada contará com cinco episódios, que explorarão as vivências de mulheres negras em esferas como a política, o audiovisual, a fotografia, as artes e a música. Entre as entrevistadas destacam-se a vereadora de Vitória Ana Paula Rocha (Psol), a MC e atriz Afronta MC, e a fotógrafa Lahis Nascimento, idealizadora do projeto “Somos Camélias”.

Além dos episódios, o projeto também se destaca pelas publicações complementares nas redes sociais, que trazem indicações de obras criadas por mulheres pretas e informações sobre serviços gratuitos disponíveis no Espírito Santo, todos de grande utilidade para as ouvintes. "O objetivo do Papod Preta é proporcionar às mulheres negras capixabas o reconhecimento que merecem, bem como a oportunidade de se conectarem a outras mulheres que compartilham experiências semelhantes," acrescenta Nicolly Credi-Dio.

Para enriquecer ainda mais esta nova temporada, o projeto está coletando relatos de meninas negras capixabas, que contribuirão para a composição dos episódios do podcast. Os interessados podem enviar suas histórias de forma anônima por meio de um formulário acessível aqui.

Para mais informações e atualizações, acompanhe as redes sociais do podcast e entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Secult através dos telefones (27) 3636-7110 / 3636-7111 ou pelo WhatsApp (27) 99753-7583. E-mail de contato: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br.

Fonte: Governo ES

Confira Também