23 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
23 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno do ES inaugura 2º Laboratório de Potencialidades no CRJ Terra Vermelha

Governo do ES inaugura 2º Laboratório de Potencialidades no CRJ Terra Vermelha

Recentemente, foi aberto o segundo Laboratório de Potencialidades Capixabas (LabPoca) no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Terra Vermelha, em Vila Velha. Esses espaços são dedicados ao fomento da economia criativa e têm como principal objetivo promover o desenvolvimento local. Com a inauguração deste novo local, será possível realizar oficinas de audiovisual e atender à demanda dos artistas locais na criação de suas produções.

Este é o segundo LabPoca do CRJ Terra Vermelha. O primeiro, inaugurado em novembro de 2022, foca nas habilidades relacionadas à área de beleza e estética, oferecendo oficinas de “Cabelin na Régua” e tranças. Com a abertura do segundo espaço, os jovens terão ainda mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância da metodologia dos CRJs, que prioriza a escuta ativa das demandas da juventude local. O novo espaço atende aos anseios da região, que conta com diversos jovens artistas, MCs e músicos, fornecendo equipamentos e orientações técnicas para o desenvolvimento de suas habilidades.

A partir da inauguração, a comunidade terá a possibilidade de agendar horários para utilizar o espaço. O LabPoca estará disponível nas terças e quartas-feiras, das 14h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Os LabPocas são espaços destinados à economia criativa nos CRJs, com o intuito de oferecer oportunidades de geração de renda para os jovens, fortalecendo a economia local. Cada CRJ disponibiliza pelo menos uma sala e recursos para a implantação do projeto, que também pode contar com parcerias da iniciativa privada. Os temas abordados nos LabPocas podem incluir estética, gastronomia, audiovisual, entre outros, de acordo com a vocação da região.

Para participar dos LabPocas, basta ser um jovem de 15 a 24 anos e morador de uma das cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, como Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, entre outras.

Os CRJs fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa visa a implementação de ações de prevenção e combate à violência, com o objetivo de reduzir os índices de crimes violentos entre jovens de 15 a 24 anos, especialmente nas regiões mais vulneráveis socialmente e historicamente mais afetadas pela violência.

O LabPoca do CRJ Terra Vermelha é mais uma iniciativa para estimular o desenvolvimento local e oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento para os jovens da região. Com espaços como esse, a comunidade pode se engajar em atividades de economia criativa e fortalecer os laços sociais e econômicos da região.

Fonte: Governo ES

Confira Também