20.6 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 12, 2024
20.6 C
Marataizes
quinta-feira, 12 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno do ES: Iema abre inscrições para coordenador de projeto de pesquisa...

Governo do ES: Iema abre inscrições para coordenador de projeto de pesquisa sobre qualidade do ar.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para selecionar um coordenador de projeto de pesquisa sobre qualidade do ar. O objetivo principal do projeto é realizar a caracterização química e identificação das principais fontes de material particulado na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

Os interessados têm até o dia 5 de agosto para se inscrever. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível nos anexos do Edital de Chamamento 003/2024 e enviá-lo, juntamente com os documentos comprobatórios de qualificação e experiência profissional, por meio de encaminhamento no E-Docs para a Coordenação de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas do Iema.

O processo seletivo seguirá com a divulgação do resultado preliminar no dia 26 de agosto, com a possibilidade de apresentação de recursos nos três dias úteis subsequentes. O resultado final será divulgado em 1º de setembro. Em caso de dúvidas sobre o procedimento de inscrição, os interessados podem entrar em contato por e-mail até 2 de agosto.

Para participar, é necessário ter diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior, mestrado ou doutorado em áreas correlatas, registro em Conselho de Classe, vínculo empregatício com instituição de ensino ou pesquisa no Espírito Santo, currículo cadastrado na Plataforma Lattes e estar em dia com obrigações junto ao Iema e entidades de fomento à pesquisa.

O projeto em questão visa a caracterização química e identificação das contribuições das principais fontes de material particulado na RMGV, utilizando o modelo receptor “Balanço Químico de Massa” (BQM). O período de desenvolvimento é de sete meses, com um recurso financeiro total de R$ 407.500,00.

A importância desse estudo reside na conservação ambiental e nas melhorias urbanas e sociais, buscando entender melhor a composição química do material particulado sedimentado nas estações de monitoramento da região. Além disso, o projeto visa determinar as contribuições das principais fontes de material particulado e comparar os resultados com estudos anteriores, como a caracterização química realizada em 2011.

Para mais informações, acesse o Edital de Chamamento no site do Iema. Em caso de dúvidas, entre em contato através do telefone (27) 3636-2590 ou do e-mail cqai@iema.es.gov.br.

A qualidade do ar é uma questão fundamental para a saúde e o bem-estar da população, e projetos como este são essenciais para entendermos melhor as fontes de poluição e buscarmos soluções para melhorar a qualidade do ar que respiramos. Participar desse projeto pode ser uma oportunidade única para contribuir com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população da Grande Vitória.

Fonte: Governo ES

Confira Também