O estudante Antônio Luiz Zani de Souza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Pinto Coelho, em Santa Teresa, está participando da Semana de Vivência promovida pelo Programa Jovem Senador. Ele é um dos 27 alunos das redes públicas estaduais selecionados para representar seus estados no Senado Federal, em Brasília.
O Programa Jovem Senador existe desde 2008 e tem como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio a vivência do ambiente legislativo brasileiro. A seleção dos participantes é feita através de um concurso de redação, sendo que neste ano o tema abordado foi “Os 200 Anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
Durante a Semana de Vivência, os jovens senadores e senadoras têm a oportunidade de atuar como representantes de seus estados, participando de sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Eles também apresentam e votam em projetos de lei, podendo assim contribuir ativamente para o ordenamento jurídico do país, caso suas propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
É importante destacar que o Senado Federal organiza e custeia toda a logística de transporte, hospedagem e alimentação para os estudantes e professores orientadores. Além disso, as Superintendências Regionais de Educação são responsáveis pelo traslado dos participantes ao aeroporto de origem na ida e na volta.
A participação de Antônio Luiz Zani de Souza e dos demais jovens senadores nesta experiência é fundamental para o fortalecimento da democracia e o envolvimento da juventude no processo político do país. Através de suas ideias e propostas, eles têm a oportunidade de fazer a diferença e contribuir para um futuro melhor para todos os cidadãos brasileiros.
Para mais informações sobre o Programa Jovem Senador e as atividades realizadas durante a Semana de Vivência, acesse o site oficial do Senado Federal.
Fonte: Governo ES