No dia 28 de abril, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou estados e municípios brasileiros para o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, que acontecerá no dia 02 de maio. O Espírito Santo foi escolhido como estado referência para essa ação e a ministra virá ao Estado para participar da mobilização na cidade da Serra, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.
Nesta coletiva de imprensa, a ministra destacou a importância de abordar a dengue sob duas dimensões: a prevenção e o cuidado. Ela reforçou a necessidade de controle dos focos e do envolvimento de todos os setores da sociedade, além da responsabilidade dos cidadãos no combate à dengue.
Entre as estratégias propostas estão o protagonismo dos agentes responsáveis por orientar a população, a importância da eliminação dos focos do mosquito, a divulgação de sinais de alerta e a ênfase na hidratação. Essas ações foram definidas em conjunto pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, ressaltou a importância de unir esforços para enfrentar a epidemia de dengue e preservar vidas. Ele incentivou a participação de todos no Dia D, promovendo a vacinação e o combate aos focos do mosquito, que muitas vezes estão presentes nas residências.
Durante a assembleia dos secretários estaduais de Saúde, as ações de combate à dengue foram apresentadas, com a presença de diversas entidades da saúde e representantes de órgãos nacionais e internacionais. A Secretaria da Saúde está em contato com os municípios para reforçar a importância da participação na mobilização do próximo sábado.
Até o momento, foram notificados 45.186 casos de dengue no Espírito Santo, com dois óbitos confirmados e 17 em investigação. A Sesa monitora a incidência diariamente e tem oferecido treinamentos para os técnicos de saúde. Desde o início da imunização contra a dengue, 4.099 crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas no Estado.
Diante do cenário epidemiológico das arboviroses, o Estado decretou situação de Emergência em Saúde Pública e criou o Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses, com ações em parceria com outros órgãos. A população é fundamental nesse combate, e é essencial unir forças para evitar a propagação da dengue.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sesa via e-mail (asscom@saude.es.gov.br) ou acessar o site oficial do Governo do Estado do Espírito Santo. Juntos, podemos combater a dengue e proteger a saúde de todos. Vamos nos unir nessa causa e fazer a diferença!
Fonte: Governo ES