Doação de Mochilas Confeccionadas no Sistema Prisional Fortalece Projeto Social de Inclusão pelo Esporte
Na última quinta-feira, 3 de outubro, a Secretaria da Justiça (Sejus) realizou a entrega de aproximadamente 50 mochilas confeccionadas por internos do sistema prisional a crianças e adolescentes participantes do projeto social Guerreiro Dojo, que utiliza o karatê como ferramenta de inclusão social. A cerimônia de doação ocorreu em Jacaraípe, Serra, e contou com a presença de representantes da Sejus e do projeto.
As mochilas, resultado do trabalho de dez internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha e do Complexo de Xuri, foram produzidas na unidade de costura, que tem o objetivo de oferecer aos detentos capacitação profissional. O responsável pelo Guerreiro Dojo, Igino Pereira Santos Neto, destacou a importância da doação para a comunidade. "O recebimento das doações das bolsas é importante porque ajuda a melhorar a vida das pessoas da comunidade, a fortalecer a solidariedade e a impulsionar o esporte. Nosso intuito é também proporcionar, por meio do karatê, melhor qualidade de vida às crianças. Estamos gratos com a doação", afirmou Santos Neto.
O projeto Guerreiro Dojo atende atualmente cerca de 90 pessoas, sendo a maioria crianças e adolescentes. As aulas de karatê são realizadas na Arena Jacaraípe. Igino Pereira Santos Neto explicou os diversos benefícios que o esporte proporciona aos jovens participantes. "O karatê transmite princípios de ética, respeito e honestidade, que moldam o caráter dos jovens. Além disso, auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo, ensinando a lidar com as adversidades de maneira equilibrada. Atendemos comunidades vulneráveis e temos o compromisso de promover a inclusão social, combater a evasão escolar e a criminalidade", enfatizou.
A iniciativa não apenas contribui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes envolvidas, mas também para a reintegração dos internos ao meio social, por meio do trabalho manual e da capacitação profissional durante o cumprimento de suas penas.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Sejus está à disposição pelos seguintes contatos:
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br
Fonte: Governo ES