Neste final de semana acontece a 2ª etapa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Espírito Santo. Organizado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONDEF), o evento tem como tema “Cenário atual e futuro da implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.
O encontro será realizado no SESC Praia Formosa, em Aracruz, e espera contar com a participação de cerca de 200 pessoas de mais de 25 municípios do Estado. Durante esta etapa da conferência, os participantes terão a oportunidade de analisar as propostas apresentadas nas conferências municipais e definir quais serão levadas para a conferência nacional, marcada para julho.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância desses momentos de diálogo e definição das prioridades na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Ela ressalta que a conferência é uma oportunidade significativa para contribuições democráticas e discussões sobre a reformulação e adequação das políticas públicas relacionadas ao segmento.
Os eixos temáticos em destaque são: estratégias para manter e aprimorar o controle social, garantia do acesso às políticas públicas, financiamento da promoção dos direitos da pessoa com deficiência, cidadania e acessibilidade, e os desafios para a comunicação universal.
A programação inclui credenciamento, atividades culturais, abertura oficial, leitura e aprovação do regimento interno, grupos de trabalho, palestra magna, plenária final, entre outros momentos de discussão e integração. Além disso, haverá momentos de confraternização e atividades culturais para enriquecer o evento.
Esta conferência é um espaço legítimo de mobilização social e debate, reunindo representantes da sociedade civil e de órgãos públicos estaduais e municipais. É uma oportunidade única para promover a inclusão e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Para mais informações, acesse o convite em Libras e entre em contato com a Assessoria de Comunicação da SEDH. Participe deste importante evento e ajude na construção de um Brasil mais inclusivo e acessível para todos. Juntos, podemos fazer a diferença.
Fonte: Governo ES