Iema Participa do 1º Seminário Regional de Ecoturismo em Atílio Vivácqua
Na última semana, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) esteve presente no 1º Seminário Regional de Ecoturismo, realizado no município de Atílio Vivácqua. O seminário teve como um dos seus principais focos o Monumento Natural Serra das Torres (Monast), uma importante unidade de conservação gerida pelo Iema, que é responsável pela preservação da maior parte das florestas do município e desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade, além de incentivar práticas de turismo sustentável na região.
Durante o evento, o geólogo e agente ambiental Marcos Paulo Rodrigues de Almeida apresentou a palestra “Manejo responsável na ambiência do Monast”. Em seu discurso, Almeida refletiu sobre práticas sustentáveis aplicáveis à gestão da unidade, enfatizando a importância do manejo responsável em áreas de conservação. Complementando as discussões, Rafael dos Santos, biólogo e analista ambiental, conduziu a palestra intitulada “Monast: conhecendo o valor do território”, na qual destacou dados recentes de monitoramento da fauna e flora local, bem como as potencialidades ecológicas e turísticas do Monumento.
O seminário foi promovido pela Prefeitura de Atílio Vivácqua em colaboração com a Instância de Governança de Turismo Vales e Café, contando com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A participação do Iema se insere em um plano de trabalho colaborativo que teve início em 2024, com foco em atividades de sensibilização direcionadas às comunidades do município.
Marcos Almeida destacou a relevância do evento para a ampliação do debate sobre práticas que aliam a conservação ambiental à geração de renda e valorização das comunidades locais. “As discussões foram significativas. Trouxe várias ideias que buscam não apenas a preservação ambiental, mas também a revitalização das comunidades, permitindo, assim, vislumbrar novos caminhos e expectativas por meio dos atrativos naturais,” afirmou.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação do Iema está disponível para contato por meio do telefone (27) 3636-2591 ou pelo e-mail karolina.bissoli@iema.es.gov.br. O Iema também está presente nas redes sociais, com perfis no Instagram @meioambientees e Facebook Meio Ambiente ES.
Fonte: Governo ES