No dia 28 de janeiro, o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou uma reunião estratégica com prefeitos e representantes de diversas Secretarias e Órgãos do Estado para discutir e avançar nas ações de recuperação dos municípios afetados pelas fortes chuvas do último fim de semana.
Desde a madrugada de sábado, as equipes estaduais estão atuando no atendimento às vítimas e no envio de donativos, além de apoiar as Prefeituras na reconstrução da infraestrutura danificada. Participaram do encontro representantes de diversos setores, como a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, de Direitos Humanos, de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, entre outros.
O governador Casagrande reafirmou o compromisso do governo em estar ao lado daqueles que foram afetados pelas chuvas, se solidarizando com as famílias que perderam entes queridos e patrimônio. Ele destacou a importância de focar na limpeza das cidades e no apoio aos beneficiários do CadÚnico, visando iniciar os pagamentos do Cartão Reconstrução e agilizar a ajuda financeira aos empreendedores locais.
A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, elogiou o trabalho conjunto e emergencial que foi feito desde o início da tragédia, ressaltando a importância da ajuda mútua entre o Estado e os municípios afetados. Ela enfatizou que as equipes continuam trabalhando sem descanso para restabelecer a normalidade nos municípios.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e o diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio Freitas, explicaram as medidas que estão sendo tomadas para recuperar as áreas agrícolas, estradas e pontes destruídas. As equipes técnicas e maquinários estão em campo realizando levantamentos dos prejuízos e trabalhando na reconstrução das vias obstruídas.
A força-tarefa coordenada pelo coronel Washington da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, está empenhada em agilizar os processos para a solicitação de recursos visando às obras de reconstrução. O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, falou sobre a elaboração dos planos de trabalho para a reconstrução dos municípios e a liberação de recursos pelo Governo Federal.
As secretárias de Direitos Humanos, Nara Borgo, e de Trabalho e Assistência Social, Cyntia Grillo, detalharam o trabalho humanitário de ajuda aos moradores afetados pelas chuvas, incluindo a entrega de produtos adquiridos pelo Governo Estadual e doações da população.
Durante a reunião, prefeitos e o presidente da Amunes, Luciano Pingo, ressaltaram a importância do apoio do Governo do Estado e agradeceu a solidariedade dos prefeitos que enviaram ajuda às cidades atingidas. Os municípios em situação de emergência são: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, entre outros.
Em um momento tão difícil para tantas pessoas, é inspirador ver a solidariedade e a união de esforços para ajudar aqueles que mais precisam. O governo do Estado e as prefeituras locais estão trabalhando juntos para reconstruir o que foi perdido e ajudar a população a superar essa tragédia. Juntos, somos mais fortes e juntos vamos superar essa adversidade.
Fonte: Governo ES