25.8 C
Marataizes
quarta-feira, maio 28, 2025
quarta-feira 28 de maio de 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
spot_img
quarta-feira 28 de maio de 2025
NotíciasGoverno ESGoverno do ES começa distribuição de doses da vacina Moderna aos municípios.

Governo do ES começa distribuição de doses da vacina Moderna aos municípios.

Os municípios da região Metropolitana de Saúde e as superintendências regionais Norte, Sul e Central começaram a receber a primeira remessa de doses da vacina Spikevax, da Moderna, contra a Covid-19. O Estado do Espírito Santo recebeu um total de 47.200 doses, que serão distribuídas para os 78 municípios capixabas.

A vacinação já está em andamento nos municípios que retiraram as doses na Rede de Frio Estadual, localizada em Vitória. Enquanto isso, os municípios das regiões Norte, Sul e Central de Saúde devem fazer a retirada nas suas respectivas superintendências.

A distribuição das doses aos municípios foi feita de forma proporcional à população de cada cidade. A expectativa é que novas remessas da vacina sejam enviadas ao Estado em breve, de acordo com o Ministério da Saúde.

A vacina da Moderna foi atualizada para a variante XBB 1.5, uma subvariante da Ômicron, e pode ser administrada na população acima dos 5 anos pertencente aos grupos prioritários, além de crianças de seis meses a 5 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Quanto aos grupos prioritários, a vacinação de reforço com a dose da Moderna será administrada a partir de 2024 na população acima dos 5 anos de idade pertencente aos grupos estabelecidos como prioritários. Além disso, crianças de seis meses a 5 anos de idade passam a ser incluídas no Calendário Nacional de Vacinação.

Com a incorporação da vacina da Moderna ao Programa Nacional de Imunização, as doses de reforço serão aplicadas anualmente ou semestralmente, dependendo do grupo prioritário. Os grupos incluem pessoas idosas, imunocomprometidas, indígenas, gestantes, profissionais de saúde, entre outros.

Para idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes e puérperas, é recomendado receber duas doses de reforço ao longo do ano, com um intervalo de seis meses. Para os demais grupos prioritários, a dose de reforço é anual.

É importante ressaltar a importância da vacinação para a proteção individual e coletiva contra a Covid-19. Fique atento às orientações das autoridades de saúde e busque se vacinar conforme as recomendações. Juntos, podemos enfrentar essa pandemia e proteger a nossa comunidade.

Fonte: Governo ES

Confira Também