24 C
Marataizes
domingo, dezembro 22, 2024
24 C
Marataizes
domingo, 22 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGovernador participa da entrega do 6º Prêmio Maria Luiza Dadalto

Governador participa da entrega do 6º Prêmio Maria Luiza Dadalto

O governador do Estado, Renato Casagrande, e a primeira-dama, Maria Virgínia Casagrande, participaram da entrega do 6º Prêmio Maria Luiza Dadalto, na manhã desta quinta-feira (12), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. O prêmio é realizado pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) e tem o objetivo de homenagear personalidades físicas e jurídicas que atuam na defesa da pessoa com deficiência.

Este ano foram homenageados o senador Romário de Souza Faria; a pedagoga Sabina Joanna Berger Uliana, nascida em Santa Maria de Jetibá, fundadora da Apae no município e primeira professora pomerana do Espírito Santo; e a professora Marlene Felisberto Fiorot (em memória), que atuou na profissão por 30 anos e participou ativamente da fundação da Pestalozzi de Linhares e da criação da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo.

O governador Casagrande destacou a importância das entidades assistenciais e do comprometimento com a causa:

“Estamos em um ambiente de homenagem à vida. Fui conselheiro da Apae de Castelo e nos meus mandatos sempre fui próximo das entidades. Em 2014 desenvolvemos com a Secretaria de Educação esse modelo de trabalho que é usado até hoje e serve de modelo para o Brasil. Ficamos anos sem reajuste e estamos ampliando agora essa parceria. É um reconhecimento da importância deste trabalho. Ninguém quer piedade, todos queremos oportunidades. O que dá vida aos usuários destas instituições é a convivência. Que a gente continue priorizando e valorizando a vida e que possamos enfrentar àqueles que acham que a morte é o caminho da humanidade”, ressaltou.

Durante o evento também foi lançada a “Cartilha Orientativa – Programa de Autogestão e Autodefensoria”, um material estruturado com o objetivo de fortalecer o programa de Autogestão e Autodefensoria nas Apaes, destacando pontos fundamentais para a pessoa com deficiência intelectual como: a eliminação de rótulos, o respeito à identidade própria, a autonomia e participação e a defesa dos seus próprios direitos.

O presidente da Feapaes-ES, Vanderson Pedruzzi Gaburo, espera que o documento transforme a vida das pessoas com deficiência. “Esperamos que esse documento possa contribuir nessa direção e auxiliar a construção de espaços de participação e estímulo para o protagonismo das pessoas com deficiência intelectual”, disse.

Atualmente, cerca de 5.200 alunos especiais são atendidos nas Escolas da Rede Estadual de Ensino, através do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). O trabalho é viabilizado, por meio de uma parceria do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Educação (Sedu), com Apaes, Pestalozzis, Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e União dos Cegos de Jaguaré.

Os recursos destinados às 58 instituições credenciadas e hoje com serviços ativos, permitem a contratação de professores, pedagogos e cuidadores, além da compra de material didático para os alunos do Atendimento Especializado.

Prêmio

Realizado anualmente desde 2014, o prêmio leva o nome da professora Maria Luiza Dadalto, que se dedica há mais de 50 anos à causa apaeana no Estado. Ela contribuiu para a criação de Apaes e para a fundação da Feapaes-ES, e, até hoje, atua com dedicação em prol da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Movimento apaeano no Espírito Santo

A Feapaes-ES, fundada em 1992, é uma instituição sem fins lucrativos, voltada para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e para a atuação sustentável das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) no Espírito Santo e suas demais filiadas, formando juntas o movimento Apae-ES.

A instituição desenvolve ações de defesa e garantia de direitos, promoção da cidadania, assessoramento, formação e capacitação na área da deficiência intelectual e terceiro setor, articulação no âmbito das políticas de assistência social, educação, saúde, outras políticas transversais, estudo e pesquisa, congregando 42 instituições filiadas em 39 municípios do Estado.

Também estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; além dos secretários de Estado: Vitor de Angelo (Educação); Júnior Abreu (Esporte), Nara Borgo (Direitos Humanos).

Confira Também