O governador Renato Casagrande inaugurou na manhã desta quinta-feira (13), em Alfredo Chaves, obras de reconstrução de estruturas destruídas pelo temporal de 2020, entre elas, a Ponte Sagrada Família, a principal da cidade. No total, o governo investiu R$ 18 milhões em obras de recuperação na cidade.
Alfredo Chaves foi uma das cidades mais atingidas pela chuva no Espírito Santo. Ao todo, 22 município foram afetados.
No município, o governador visitou obras concluídas de outras pontes – 20 pontes foram reconstruídas – e contenção de encostas. Casagrande também assinou ordem de serviço para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
“A entrega da Ponte Sagrada Família é simbólica, pois estivemos aqui assim que ela foi levada pelas águas. Vi a cidade literalmente destruída e agora estamos reconstruindo em parceria com a prefeitura. Essa região foi muito castigada, mas está recebendo os investimentos que merece”, declarou o governador.
A Ponte Sagrada Família tem extensão de 62 metros, mão dupla e duas passarelas exclusivas para pedestres. Uma das novidades é o conceito de acesso aos cadeirantes na nova ponte, trazendo mais conforto e mobilidade às pessoas com deficiência.
Além desta, outras 19 pontes foram reconstruídas em estradas vicinais e em acessos de distritos, que também contam com muros de contenção em gabião, proporcionando segurança aos transeuntes.
Também foram executados serviços de estabilização e contenção de taludes com cortina atirantada e instalação de telas metálicas, além de serviços complementares nas Rodovias ES-146 e ES-383, também afetadas pelas chuvas.
O diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Luiz César Maretto, destacou a importância das obras para a região: “A chuva literalmente destruiu a cidade. Construímos vinte pontes e várias obras de contenção em encostas para garantir a segurança e mobilidade de moradores, turistas, comerciantes e caminhoneiros.
Já a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Programa Ponte Rural, fez a entrega simbólica de oito pontes no município, com investimento superior a R$ 400 mil.
“As pontes são fundamentais para que os trabalhadores consigam escoar os seus produtos com mais rapidez e segurança”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.
O prefeito do município, Fernando Lafayette, agradeceu o apoio: “Alfredo Chaves quase saiu do mapa de tanta água que caiu. Mas com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do DER-ES, temos uma cidade bonita e organizada novamente.