Uma nova frente fria vai chegar ao Estado na próxima semana e, segundo o Climatempo, ela promete ser a mais intensa deste ano. Isso porque uma massa de ar polar ainda mais forte está prevista para chegar ao Brasil no final do mês de maio, aumentando os efeitos do sistema.
De acordo com o instituto, apesar da região Sul ser a mais influenciada pelo fenômeno o frio será o destaque em muitas áreas do Sudeste, incluindo o Espírito Santo, e do Centro-Oeste.
Já a partir de quinta-feira, 3 de junho, a tendência é que a massa de ar polar se afaste, portanto as temperaturas começam a subir, gradativamente, no fim da semana.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) também explicou que os efeitos dessa frente fria já podem ser percebidos nesta terça-feira (25), com aumento de nuvens, ventos frios de quadrante sul/sudeste e chuva de fraca intensidade.
Nesta quarta-feira (26), por exemplo, nenhuma região capixaba vai registrar temperatura máxima maior que 28°C, segundo o Incaper. Na Grande Vitória, o sol vai aparecer entre poucas nuvens, mas não há previsão de chuva. A temperatura mínima vai ser de 21°C e máxima de 28°C.
O tempo deve ficar igual no Sul do Estado, mas com temperatura mínima de 20°C e máxima de 27°C, nas áreas menos elevadas da região. Já nas áreas mais altas, a mínima vai ser de 16°C e máxima de 25°C.
O sol também aparece entre poucas nuvens na região Serrana e sem chuva, mas o frio pode ser ainda mais forte por lá. Nas áreas mais baixas, a mínima fica em 19°C e máxima de 26°C, enquanto nas áreas mais elevadas, a mínima vai ser de 15°C e máxima de 21°C.
Fonte: Tribuna online