Feira do Sol completa 25 anos e se prepara para o verão com um planejamento de que envolve segurança, sanitização de ambientes, higiene pessoal, comunicação, monitoramento
Faltam quatro dias para a abertura oficial da Feira do Sol em Piúma que está marcada para o próximo dia 18, às 19h00. Este ano A Feira comemora 25 anos de funcionamento. Tudo era para ser diferente e será, por conta da pandemia do novo Coronavírus que exige um planejamento a parte.
A Feira do Sol atendendo as novas exigências por conta da Covid-19 elaborou um projeto de Verão 2020-2021 especial e está seguindo à risca para atender as normas de saúde e segurança para trazer mais confiança aos expositores e visitantes.
Por lá muito trabalho, uma equipe em total sintonia termina de montar a estrutura para os expositores que já estão chegando para arrumar os seus stands. Outra equipe cuida da estrutura do presépio e o jardim na chegada da Feira para trazer o clima do natal. Há toda uma preocupação com os detalhes este ano por conta da pandemia do novo coronavírus.
A Reportagem teve acesso ao projeto Feira do Sol, Piúma/ES – Verão 2020/2021 neste sábado 12. As medidas de segurança e higiene, segundo Hélio Moacir Lima administrador do empreendimento em Piúma foram adotadas por todos os envolvidos na Feira do Sol, a fim de proteger a saúde de funcionários, clientes e visitantes, em conformidade com as determinações das autoridades públicas e as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelecem medidas para enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Segundo Hélio será reduzido a aproximação e o contato entre as pessoas desde a entrada. “Vamos promover a cultura de atenção aos procedimentos de limpeza pessoal; de ambientes: promover a ventilação e sanitização tempestiva do ambiente; garantir que funcionários e visitantes conheçam os riscos e os procedimentos adotados; garantir que as ações estejam efetivas ao longo do tempo e a rastreabilidade de casos”.
Não será permitida aglomeração nos acessos ao evento, até que os indicadores de saúde sejam normalizados. Em caso de existir revista, esta somente poderá ser feita por detectores de metal.
A Feira vai organizar turnos específicos para a limpeza mais pesada, sem contato com as demais atividades; será feito adequação do horário de funcionamento para diminuir aglomerações e garantir rotatividade dos visitantes.
Distanciamento Social
A Feira vai buscar manter distanciamento mínimo de 1,5m na interação dos funcionários com o público, evitando aproximações, abraços ou contato físico; Reorganizar a disposição das mesas e cadeiras nos restaurantes, lanchonetes, áreas de convivência, de forma a respeitar as regras de distanciamento de 1,5m; A carga de visitantes prevista nos itens acima deverá ser revista ao longo do tempo em função dos dados das autoridades de saúde e do aprendizado e das tecnologias disponíveis.
Higiene pessoal
Visitantes terão permissão de entrada somente utilizando máscaras pessoais, que devem trazer consigo. A máscara é para uso permanente no evento, exceto quando o visitante está consumindo alimentos. Nesse caso, eles devem estar em local específico para consumo do alimento que permita distância social de 1,5m, exceto para as pessoas que fazem parte do mesmo grupo familiar ou que residam na mesma casa; Se necessário for disponibilizar local para venda ou distribuição de máscaras próximo à entrada do estabelecimento; Instalação de dispenses com álcool em gel 70% em todas as posições de atendimento, entradas e áreas comuns; Os funcionários deverão obrigatoriamente utilizar máscaras. Deverão ser oferecidos treinamentos de uso e de higienização; Orientar para que os colaboradores façam a sanitização das mãos com intervalos de frequência máxima de 30 minutos; Evitar o compartilhamento dos objetos pessoais em geral, tais como, fones de ouvido, headsets, celulares, canetas, copos, talheres, pratos, entre outros; Adereços pessoais (anéis, cordões etc.) devem ser evitados, assim como utensílios decorativos nas mesas de escritório; Realizar treinamento intensivo com os colaboradores próprios e terceirizados sobre as regras de higiene pessoal relativas à Covid19, iniciando este processo antes da reabertura, bem como no acompanhamento e supervisão durante todos os dias de operação do evento, incluindo montagem e desmontagem.
Sanitização de ambientes
Medir a temperatura tanto de fornecedores, colaboradores e público, através de termômetro digital infravermelho. Ao constatar temperatura acima de 37,8ºC, impossibilitar o acesso a toda área do evento; Proibir a entrada de todo aquele que não estiver utilizando máscara de proteção; Aplicar álcool em gel 70% nas mãos de cada pessoa nas entradas; Disponibilizar álcool em gel 70% em todos os estandes; Realizar a higienização frequente de piso, maçanetas, torneiras, corrimão, mesas, cadeiras e todas as superfícies lisas e metálicas com álcool 70%; Utilizar talheres, copos e embalagens descartáveis; Realizar a higienização das mesas dos restaurantes e lanchonetes antes e após a utilização; envolver objetos de uso comum, tais como máquinas de cartão, escaneadores, em película protetora apropriada e higienizá-los com álcool em gel 70% constantemente; recomenda-se a plastificação do cardápio/menu, para que possa ser higienizável a cada novo atendimento; preferencialmente, deve-se utilizar meios de pagamento sem contato. Caso seja necessário o uso de cartão e dinheiro, o operador deverá realizar higienização com álcool em gel 70% após cada operação; realizar treinamento intensivo com a equipe de limpeza sobre os protocolos de sanitização, iniciando este processo antes da reabertura bem como no acompanhamento e supervisão durante todos os dias de operação do estabelecimento.
Banheiros
A Feira vai disponibilizar álcool em gel 70% nos banheiros e área de alimentação diariamente, antes da abertura ou ao final do expediente, todas as áreas comuns, corredores, portas, elevadores, banheiros, vestiários, grades, corrimãos, mesas e assentos das instalações e demais superfícies serão limpos e posteriormente desinfetados com produtos aprovados pelos órgãos competentes.
Lixeiras
Disponibilizar, em pontos estratégicos, lixeiras específicas para descarte de máscara usadas, conforme a legislação. A coleta do material deverá ser, obrigatoriamente, realizada por empresas de coleta de produtos contamináveis; remover constantemente o lixo e descartá-lo com máxima segurança. Realização periódica de sanitização/desinfecção de ambiente com produto devidamente homologado pela ANVISA, seguindo as normas de saúde e segurança em relação as suas concentrações e toxicidade; todos os funcionários são corresponsáveis por realizar a higienização do seu estande, neste caso, cada funcionário ficará responsável, utilizando álcool em gel 70% disponível; Realizar controle e sanitização dos produtos e materiais oriundos de fornecedores externos, bem como manter atividade de comunicação para que os colaboradores de fornecedores mantenham padrões de higienização compatíveis com o equipamento.
Monitoramento
Adotar como medida de controle a aferição da temperatura dos visitantes, devendo orientar o visitante que apresentar quadro febril a se encaminhar para o sistema de saúde; Monitoramento através de checklist das práticas de segurança e protocolos de higiene, sanitização e distanciamento; Vistorias da equipe de liderança nas áreas comuns com o objetivo de observar o distanciamento social;
Realizar a checagem de temperatura dos funcionários antes do início da jornada de trabalho, no momento da entrada, não permitindo o acesso nos casos com temperatura acima de 37,8° ,orientando que procure atendimento médico; Os funcionários deverão, obrigatoriamente, comunicar aos seus superiores caso apresentem sintomas relacionados ao Covid-19, devendo apresentar atestado médico para imediato afastamento; Realizar, semanalmente, reunião para avaliar a eficácia das medidas tomadas e eventuais redirecionamentos nas normas e rotinas internas.
Imagens: Divulgação
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias