O Governo do Estado do Espírito Santo iniciou o novo ano com um grande investimento no fomento à pesquisa científica. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu oito editais para seleção de propostas para o desenvolvimento da pesquisa e difusão do conhecimento científico, com previsão de mais quatro chamadas públicas serem lançadas até fevereiro deste ano.
Esses editais representam um investimento de aproximadamente R$ 67 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec). Os recursos disponibilizados em cada edital visam fortalecer a pesquisa científica, melhorar as condições de trabalho para o pesquisador e incentivar o ecossistema de inovação a se desenvolver.
Os editais abertos abrangem áreas como mestrado, doutorado, estágio técnico-científico, visita técnico-científica, publicação de artigos técnico-científicos, apoio à editoração de periódicos científicos, organização de eventos técnico-científicos, mulheres na ciência, bolsa pesquisador capixaba, participação em eventos técnico-científicos, entre outros.
Além disso, a Fapes planeja lançar os editais Tecnova III, Parcerias Entre Startups (inédito), Universal de Extensão II e Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR) até fevereiro de 2024.
Os editais do PROCAP (Mestrado e Doutorado) oferecem 190 bolsas para mestrado e 100 bolsas para doutorado, totalizando um investimento significativo nessas áreas. Também há editais de apoio à editoração e publicação de periódicos científicos, organização de eventos técnico-científicos e participação em eventos técnicos-científicos.
Destaca-se o edital exclusivo para mulheres cientistas, que promove ações afirmativas para estimular a equidade de gênero, conforme o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo. Esses editais são de extrema importância para a difusão do conhecimento científico gerado pelas academias e o incremento da pesquisa em si.
Os pesquisadores e estudantes que exercem atividades de pesquisa ou desenvolvimento em instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no Espírito Santo podem se candidatar ao edital de publicação de artigos técnico-científicos, que oferece apoio financeiro para a publicação de artigos em periódicos acadêmicos ou científicos nacionais e internacionais.
Outro destaque é o edital que visa apoiar a organização de eventos técnico-científicos de curta duração, como congressos, simpósios, workshops, entre outros. Esses eventos devem ser realizados no Espírito Santo e receberão apoio financeiro da Fapes.
Além disso, a fundação também oferece apoio financeiro para a concessão de bolsas e a participação em eventos técnico-científicos, estimulando a atuação do pesquisador como agente do desenvolvimento técnico-científico no Espírito Santo.
Para se inscrever em qualquer um dos editais, os interessados devem acessar a plataforma www.sigfapes.es.gov.br.
Com esses investimentos e iniciativas, o Governo do Estado demonstra seu compromisso com o fortalecimento da pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, contribuindo para o avanço do conhecimento e o progresso da ciência no Espírito Santo.
Fonte: Governo ES