26.1 C
Marataizes
terça-feira, janeiro 21, 2025
26.1 C
Marataizes
terça-feira, 21 janeiro 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESExposição de Fotógrafos Cegos do ES em Cachoeiro de Itapemirim a partir...

Exposição de Fotógrafos Cegos do ES em Cachoeiro de Itapemirim a partir de 02/08

A exposição da Escola de Fotógrafos Cegos está pronta para desembarcar em Cachoeiro de Itapemirim. Depois de percorrer o norte do Espírito Santo nos últimos meses, as fotografias do coletivo inovador de 12 fotógrafos cegos estarão em exibição na Praça de Fátima, no Centro da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, a partir do dia 02 de agosto, com a inauguração marcada para as 19 horas.

Desde a sua primeira instalação no Parque Moscoso, em Vitória, no ano de 2023, a exposição “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto” atraiu mais de 30 mil visitantes para apreciar o trabalho único da Escola de Fotógrafos Cegos. Cachoeiro de Itapemirim é a última parada dessa jornada, com curadoria da renomada artista visual e fotógrafa Barbara Bragato. Ao todo, são 32 imagens de grande dimensão retroiluminadas em exibição.

Além das fotos, a exposição também oferece atividades educativas, incluindo oficinas, visitas guiadas e rodas de conversa, conduzidas pelos professores e com a presença dos próprios fotógrafos na abertura.

A mente brilhante por trás desse projeto é a atriz, encenadora e cineasta Rejane Arruda, que tem coordenado as atividades desde o início da Escola de Fotógrafos Cegos em 2022. Os 12 fotógrafos cegos, seis de nascença e seis com cegueira adquirida, participaram de um processo de estudos e experimentos fotográficos sob a orientação do coletivo Poéticas da Cena Contemporânea, desde 2015, em Vila Velha.

O conceito central do projeto parte da ideia de valorizar a não visão no ato de fotografar, como demonstrado no ensaio do fotógrafo Cao Guimarães no cubo intitulado ‘Revivido e Refeito’. A liberdade de fotografar sem enxergar é o cerne dessa abordagem, apostando na sensibilidade e no poder inventivo dos alunos.

A exposição vem acompanhada de uma roda de conversa com os fotógrafos cegos Maycon Machado, Manoel Peçanha e Jonatas Sobral, que compartilharão suas perspectivas únicas sobre a fotografia e como documentam suas memórias e contextos pessoais por meio das imagens. A interação com o público é uma oportunidade de enriquecer a experiência.

Além disso, uma oficina gratuita será ministrada no mesmo dia, das 14h às 16h, permitindo que os participantes mergulhem no mundo da fotografia guiados pelos próprios fotógrafos cegos. As inscrições estão disponíveis no formulário online.

As visitas guiadas também estão disponíveis mediante agendamento, proporcionando uma experiência enriquecedora para alunos, professores e o público em geral. A acessibilidade é uma prioridade, com recursos como audiodescrição e intérpretes de Libras disponíveis para atender a todas as necessidades.

Não perca a oportunidade de vivenciar a exposição itinerante da Escola de Fotógrafos Cegos em Cachoeiro de Itapemirim. A jornada artística e emocionante dos 12 talentosos fotógrafos cegos é uma experiência imperdível.

Venha fazer parte dessa celebração única da arte e da inclusão na Praça de Fátima, a partir do dia 02 de agosto. Para mais informações e agendamentos, entre em contato com o produtor local Mário Ferreira. A arte não tem limites, e a Escola de Fotógrafos Cegos está aqui para provar isso.

Fonte: Governo ES

Confira Também