Movimento liderado pelo deputado capixaba chegou a provocar a suspensão da importação de leite do Uruguai.
O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) será premiado neste sábado (1) por conta de sua atuação em defesa dos produtores de leite. O parlamentar receberá uma comenda no II Encontro Fecoagro Leite Minas, evento voltado ao agronegócio do leite que acontece em Ouro Preto.
Vice-presidente da Comissão de Agricultura e coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Evair é autor do Projeto de Lei 9.044/17, que acaba com a concorrência desleal com países que não possuem leis ambientais e trabalhistas tão rígidas quanto às brasileiras, limitando a importação do leite desses mercados, evitando também que doenças e pragas afetem a agricultura e consumidores. A proposta está no Senado Federal e aguarda apreciação.
Em agosto do ano passado, o parlamentar também conseguiu aprovar um requerimento de sua autoria que exigia dos Ministérios da Agricultura e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços a tomada de medidas para suspender a importação de leite em pó e soro.
O parlamentar reafirma o seu compromisso com a cadeia produtiva do leite que, segundo ele, é mais democrática desse país por estar presente em todos os municípios brasileiros. “Vamos continuar realizando um trabalho sério para defender os interesses dos nossos produtores de leite e derivados, que vencem inúmeros desafios para garantir empregos e renda sustentável para milhares de famílias, e também para que haja produtos de qualidade nas mesas dos brasileiros”.
Encontro
O objetivo do evento realizado pela Fecoagro é aproximar as mais de 80 cooperativas de leite de Minas Gerais para discutir em painéis, mesas redondas e debates a história, os atuais desafios, as conquistas e o futuro do cooperativismo no país. Segundo a entidade mineira, a escolha de Ouro Preto para ser a sede do II Encontro foi estratégica, pois no ano de 1889 o município recebeu a primeira cooperativa do Brasil.
Foto: Alex Ferreira-Câmara dos Deputados