24.4 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.4 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralEUA impõem prazo para Maduro cumprir acordos com oposição

EUA impõem prazo para Maduro cumprir acordos com oposição

A Casa Branca estabelece prazo para Nicolás Maduro cumprir acordos com a oposição antes de decidir sobre sanções

A Casa Branca emitiu um aviso direto ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (29), informando que ele tem até abril para cumprir os acordos fechados com a oposição, ou então os Estados Unidos tomarão medidas em relação a possíveis sanções ao país.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, deixou claro que há opções à disposição e que o prazo estabelecido deve ser levado a sério. Ele afirmou em entrevista coletiva: “Temos opções à nossa disposição. Não vou antecipar nenhuma delas neste momento, mas certamente temos opções com relação a sanções e esse tipo de coisas que podemos fazer. Vocês têm até abril”.

A suspensão temporária de diversas sanções dos EUA sobre o petróleo e o gás venezuelanos termina em abril, foi uma medida tomada por Washington após o governo e a oposição venezuelanos chegarem a acordos em Barbados sobre a próxima eleição presidencial de 2024.

Kirby ressaltou que o governo de Maduro “assumiu alguns compromissos sobre os partidos políticos da oposição, sobre eleições livres e justas e o que tudo isso significava, e não tomou essas medidas”.

Com o prazo concedido ao governo da Venezuela prestes a expirar, a situação política continua se intensificando. Recentemente, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela manteve a inabilitação por 15 anos da candidata da principal coalizão de oposição para as eleições presidenciais no país, María Corina Machado, o que a impediria de disputar o pleito.

A pressão sobre Nicolás Maduro e seu governo parece estar aumentando, e a Casa Branca deixou claro que não vai hesitar em agir caso os acordos estabelecidos não sejam cumpridos. O futuro político da Venezuela continua incerto, e a comunidade internacional está de olho nos desdobramentos dessa situação delicada.

Com a data limite se aproximando e as tensões se elevando, fica claro que o governo dos Estados Unidos está disposto a tomar medidas enérgicas caso os compromissos firmados não sejam respeitados. O que o futuro reserva para a Venezuela, apenas o tempo dirá. Por enquanto, a atenção do mundo está voltada para a região, à espera de desfechos que possam trazer estabilidade e progresso para o povo venezuelano.

EUA dão ultimato para Maduro cumprir acordos com oposição

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.