19.9 C
Marataizes
sexta-feira, julho 5, 2024
19.9 C
Marataizes
sexta-feira, 5 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESEstudo revela microplástico na composição de bebidas - ALES

Estudo revela microplástico na composição de bebidas – ALES

O Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem foram marcados por uma importante discussão na Comissão de Proteção do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Ales), onde foi abordada a preocupante situação de degradação ambiental e a presença de microplásticos na natureza. Alunas do ensino médio da Escola São Domingos, em Vitória (ES), apresentaram uma pesquisa que revelou a presença de microplásticos em bebidas industrializadas como leite, cerveja, refrigerantes e água mineral embalados, mesmo em recipientes que não eram de plástico.

O estudo, intitulado Primeira Investigação da Presença de Microplásticos em Bebidas, foi premiado em importantes feiras científicas e tem como objetivo entender o processo industrial de cada produto para conscientizar a população sobre a origem desses microplásticos. As alunas ressaltam que a contaminação não está relacionada ao tipo de bebida ou à degradação da embalagem, mas sim ao processo de produção de cada marca.

A deputada Iriny Lopes destacou a relevância da pesquisa e a necessidade de pensar em toda a cadeia produtiva, enfatizando a importância da reciclagem dos resíduos coletados. Ela ressaltou a falta de obrigatoriedade da coleta seletiva na Grande Vitória e a diminuição na quantidade de reciclagem de resíduos na região.

Além disso, a presença do poder público na reciclagem de resíduos sólidos e em pesquisas foi questionada pela deputada, que afirmou que a maioria das iniciativas de reciclagem vem da sociedade, e não do governo. A gerente de Meio Ambiente e Controle de Qualidade da Cesan, Juciane Silva da Motta, abordou a complexidade da poluição da água e informou que a empresa está estudando a implementação de tecnologias de ultrafiltração em suas estações de tratamento.

Durante a reunião, também foram discutidas iniciativas de preservação ambiental e medidas para ampliar a eficácia do processo de reciclagem. Participaram da discussão representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Conselho Regional de Biologia e do Movimento Nacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Essa iniciativa das alunas capixabas do ensino médio destaca a importância de conscientização e ações concretas para combater a presença de microplásticos no meio ambiente e promover a sustentabilidade. O estudo realizado por elas é um exemplo do potencial dos jovens em contribuir para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Pesquisa aponta presença de microplástico em bebidas

Confira Também