Acesso à Universidades Cresce Entre Estudantes de Escolas Públicas, Aponta Pesquisa do IBGE
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação, divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela um aumento significativo na presença de estudantes que cursaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas nas universidades brasileiras. Em 2024, 72,6% das pessoas que frequentam ou já frequentaram um curso de graduação no país afirmaram ter completado seu ciclo de ensino médio em instituições públicas, um aumento em relação aos 67,8% registrados em 2016.
O mesmo cenário se evidencia no nível de pós-graduação, onde a proporção de alunos que alcançaram esse estágio após estudar em escolas públicas subiu de 52,2% em 2016 para 59,3% em 2024. A pesquisadora do IBGE, Adriana Beringuy, atribui essa alteração a políticas públicas que favorecem o acesso de egressos de instituições públicas ao ensino superior, como programas de cotas e financiamento estudantil, como o ProUni e o Fies.
Além das informações sobre a educação superior, a Pnad também revelou que 31,3% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam matriculados ou já tinham concluído a faculdade em 2024. Os dados mostram um crescimento geral no nível de escolaridade da população brasileira, com a taxa de pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior subindo de 15,4% em 2016 para 20,5% em 2024.
Em termos de educação básica, o estudo mostrou que a proporção de pessoas com 25 anos ou mais que completaram pelo menos a educação básica obrigatória cresceu de 46,2% em 2016 para 56% em 2024. No que diz respeito ao recorte por gênero, 54% dos homens e 57,8% das mulheres concluíram essa etapa de ensino. Ao considerar questões raciais, o levantamento indicou que 63,4% dos brancos e 50% dos negros (pretos ou pardos) haviam completado a educação básica.
Esses dados são complementados pela ressalva de que a média de anos de estudo no Brasil aumentou de 9,1 anos em 2016 para 10,1 anos em 2024, refletindo um avanço significativo na educação do país.
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Estudantes de escolas públicas aumentam presença nas universidades
Fonte: Agencia Brasil.
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