O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), lançou na tarde desta quarta-feira (13) a “Trilha de Formação para o Setor do Vestuário”. O objetivo é atender à demanda por mão de obra qualificada no setor do vestuário no estado.
Lançamento do projeto
O lançamento ocorreu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, e contou com a presença do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, do diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Eduardo Dalla, do presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Colatina e Região (Sinvesco), Gilberto Holtz, e de representantes das prefeituras envolvidas.
Detalhes do projeto
Este projeto será executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e consiste na oferta de cursos rápidos de qualificação, voltados para o segmento têxtil. Serão realizadas duas Trilhas de Conhecimento, sendo que a primeira trilha é voltada para o Processo de Costura em Tecido Plano, com carga horária total de 170 horas. Nessa trilha, serão ofertados cursos como Operação em máquina reta – tecido plano, Operação em Overloque e Interloque em tecido plano, Operação em máquinas especiais para tecido plano, e Montagem de peças em tecido plano.
Já a segunda Trilha de Formação é destinada ao Processo de Costura em Tecido Malha, com carga horária total de 170 horas. Os cursos ofertados nesta trilha serão Operação em Máquina Reta – Tecido Malha, Operação em Overloque em Tecido Malha, Operação em Máquinas Especiais para Tecido Malha, e Montagem de Peças em Tecido Malha.
Os alunos também terão aulas de introdução em costura industrial, oficina de empreendedorismo e oficina de gestão financeira. Os cursos serão gratuitos e ofertados nas unidades do Senai de Vila Velha, Colatina, Linhares e São Mateus.
Apoio financeiro
O Governo do Estado vai disponibilizar auxílio financeiro em dinheiro, quinzenalmente, aos participantes matriculados. Além disso, os alunos receberão auxílio financeiro em dinheiro, vale-transporte e lanche para garantir a permanência durante a formação. O objetivo é que as pessoas já saiam da capacitação empregadas, trabalhando com carteira assinada ou empreendendo. Com quase mil vagas disponíveis, existe a possibilidade de expansão na próxima etapa do projeto.
Conclusão
A qualificação de profissionais na área do vestuário é uma medida importante para atender a demanda crescente por mão de obra qualificada no setor têxtil do Espírito Santo. Com apoio do governo e parcerias estratégicas, a Trilha de Formação é uma iniciativa que visa promover a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico, fortalecendo a indústria do vestuário no estado. A expectativa é que este projeto contribua significativamente para a qualificação de profissionais e para a geração de empregos formais no setor.
Fonte: Governo ES