23.3 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 12, 2024
23.3 C
Marataizes
quinta-feira, 12 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESEstado conta com seis Núcleos de Atendimento às Mulheres em Situação de...

Estado conta com seis Núcleos de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência


Com o objetivo de efetivar o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, o Governo do Estado finalizou a implementação de seis Núcleos de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Núcleo Margaridas) em municípios no interior do Espírito Santo. A iniciativa também atende ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

O Núcleo Margaridas Microrregião Central Serrana foi o primeiro a ser inaugurado. Está localizado no município de Santa Maria de Jetibá, também atendendo aos municípios de Itaguaçu, Itarana, Santa Teresa e Santa Leopoldina.

As demais microrregiões contempladas foram Litoral Sul, Sudoeste Serrana, Caparaó, Noroeste e Centro Oeste. Os equipamentos foram implementados nos municípios de Anchieta, Afonso Cláudio, Alegre, Nova Venécia e Colatina, respectivamente.

O projeto do Estado visa a providenciar meios para o combate à violência contra as mulheres nos municípios, por meio do atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência, além da articulação da rede de serviços nos municípios.

“Os Núcleos contam com um corpo técnico composto por advogado, assistente social, psicólogo e educador social, visando a oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência na região, com atendimento humanizado e acolhimento qualificado. Também teremos quatro Centros de Referência, que serão equipamentos maiores e que atualmente estão em fase de implementação”, explicou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Os Núcleos também acompanham e monitoram com os órgãos de Segurança Pública e Justiça, a responsabilização do agressor. 

Além do atendimento e suporte às mulheres, o Núcleo Margaridas elabora e desenvolve campanhas e atividades educativas voltadas à prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Outro objetivo é manter atualizado o banco de dados sobre os tipos de violência e demais dados psicossociais, jurídicos e econômicos, que possibilitem a análise do fenômeno da violência contra a mulher, subsidiando gestores responsáveis pela implementação da política de prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência. 

“A implantação dos Núcleos é um marco histórico. É a concretização de uma política pública necessária ao enfrentamento à violência contra as mulheres no Espírito Santo. Trata-se de uma ação prevista no Pacto Estadual pelo enfrentamento à violência contra as mulheres”, explicou a gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Bernardete Baltazar. 

 

Centros de Referência

Em breve, o Espírito Santo também contará com quatro Centros de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Centros Margaridas), nos seguintes municípios: Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Linhares. 

 

Confira onde estão os Núcleos:

Microrregião Central Serrana:

Onde está implantado: Santa Maria de Jetibá

Municípios que o Núcleo atende: Itaguaçu, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina.

 

Microrregião Litoral Sul:

Onde está implantado: Anchieta

Municípios que o Núcleo atende: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Piúma.

 

Microrregião Sudoeste Serrana:

Onde está implantado: Afonso Cláudio

Municípios que o Núcleo atende: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.

 

Microrregião Caparaó:

Onde está implantado: Alegre

Municípios que o Núcleo atende: Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Muniz Freire, Irupi, São José do Calçado, Alegre, Bom Jesus do Norte, Ibatiba, Jerônimo Monteiro e Iúna.

 

Microrregião Noroeste:

Onde está implantado: Nova Venécia

Municípios que o Núcleo atende: Águia Branca, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.

 

Microrregião Centro Oeste:

Onde está implantado: Colatina

Municípios que o Núcleo atende: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Roque do Canaã.

 

Texto: Sofia Gois

 

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da SEDH 
Juliana Borges 
(27) 3636-1334 
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

Fonte: Governo ES

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também