25 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
25 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESEstado apresenta resultados preliminares sobre meia dose da AstraZeneca ao Ministério da...

Estado apresenta resultados preliminares sobre meia dose da AstraZeneca ao Ministério da Saúde


Os pesquisadores que atuam no Projeto de Pesquisa Viana Vacinada concluíram que, após a primeira meia dose da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz), aplicada no dia 13 de junho, 88% dos moradores de Viana que não haviam tido contato com o vírus da Covid-19 produziram anticorpos neutralizantes. Esse e outros dados colhidos até agora foram apresentados na última sexta-feira (1º) ao Ministério da Saúde (MS).

Após a segunda meia dose, a taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes que conferem proteção contra o novo Coronavírus foi de 99,8% dos indivíduos, semelhante à dose padrão. Outro dado do estudo aponta que, em pessoas que foram infectadas, uma meia dose similar à dose padrão é o suficiente para a produção de anticorpos.

O estudo também destacou que a frequência geral de reações foi semelhante com meia dose ou dose padrão. No entanto, a duração dos eventos adversos foi menor no grupo que recebeu meia dose.  Considerando ainda as quatro semanas a partir de 14 dias após a segunda dose, a incidência de casos foi semelhante no grupo que recebeu meia dose e dose padrão em Viana.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o Viana Vacinada é o maior estudo de meia dose em nível mundial. “Os resultados apresentados até o presente momento apresentam a esperança, a perspectiva de um rumo diferenciado na vacinação da população adulta em todo mundo e por isso interesses da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) neles. Os resultados que nós temos apresentados têm, inclusive, suscitado a possibilidade de que a dose de reforço possa, caso os estudos confirmam essa perspectiva, também ser realizada com uma meia dose da vacina AstraZeneca”, apontou.

O diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro, destaca a importância da realização do estudo e os resultados preliminares apresentados. “O estudo já apresentou, em pouco tempo, resultados que podem ajudar o mundo a superar a pandemia. Demonstramos que a meia dose da vacina conseguiu ter resultados surpreendentes, com a indução de anticorpos neutralizantes em 99,8% dos participantes após a segunda dose, e que temos a possibilidade de dobrar o número de vacinados utilizando a meia dose”, disse.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a médica Valéria Valim, os testes de imunidade celular e análises de efetividade estão em andamento e serão apresentados até dezembro. A próxima apresentação sobre os resultados do Viana Vacinada será para a OMS, enquanto as publicações científicas serão feitas em dezembro.

A reunião foi realizada na Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde, juntamente com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da OMS, da Secretaria da Saúde (Sesa), do ICEPi, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes/EBSERH) e da Prefeitura de Viana, todas entidades que colaboraram na viabilização do estudo.

Participaram da reunião em Brasília-DF o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Imunopreveníveis, Danielle Grilo; o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; o prefeito de Viana, Wanderson Bueno; a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Jubini; a professora da Ufes e coordenadora do estudo, Valéria Valim; e o professor Lauro Ferreira da Silva Pinto Neto.

Entenda o projeto

O Projeto Viana Vacinada é um estudo científico denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19”, que tem o intuito de avaliar a capacidade da meia dose da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) reduzir o número de casos de Covid-19 na cidade de Viana, que fica Região Metropolitana da Grande Vitória.

Com a execução do projeto na cidade e o empenho do Governo do Estado, por meio do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19, em garantir imunização à população capixaba, Viana alcançou a marca de 100% da população vacinada com a primeira dose.

O estudo é coordenado por equipes de pesquisadores do Hucam-Ufes/EBSERH e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do Hucam-Ufes, pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (Conep) e será executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fiocruz, Hucam-Ufes, Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura de Viana.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

 

Fonte: Governo ES

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também