Quem nunca recebeu aquela chamada dos pais ou de algum tio dizendo, “olha, a melhor coisa hoje em dia é prestar concurso público”. E é bem verdade que há uma infinidade de vantagens em ser um concursado. Tem vontade? Então segue no texto que você vai saber como é possível passar em concurso público em 2021.
Os concursos públicos no Brasil sempre foram objeto de desejo de muita gente, e cada dia que passa vão ficando mais concorridos. É tarefa quase impossível precisar quantas pessoas se cadastram em concursos públicos no país anualmente.
Atualmente, com a crise financeira que assombra o Brasil, nada melhor do que ter aquela estabilidade no trabalho, certo? E isso é possível, basta entender como estudar para o concurso.
Mágica? Só nos mundos de fantasia.
Não há como fugir disto, primeiramente, é preciso ter em mente que você terá que estudar com empenho. Deixe as fórmulas mágicas para os livros de ficção e para os charlatões. Para passar em concurso público é necessário ter disciplina e foco.
Aqui vai uma verdade que pode doer, mas, uma vez que compreendida, ajudará muito em todo o processo: passar em concurso público é difícil. Doeu? Pronto, agora você está preparado para o próximo passo.
Não desanime, este artigo é para te mostrar alguns caminhos na hora de prestar concurso público e fazer você entender que é possível. E parte de fazer este sonho possível é compreender que para alcançá-lo é necessário levar ele a sério.
O processo é longo, trabalhoso, mas o resultado é uma das melhores coisas que podem acontecer a você. Então aperte os cintos, a viagem é longa.
Quem pode prestar concurso público?
Pode ser que você se pergunte, afinal de contas, concurso público é para quem? Existe um perfil definido para aqueles que são concurseiros?
A resposta para isso é simples, a única coisa que define o perfil de alguém que presta concurso público e passa é a determinação. Resiliência é uma palavra da moda e funciona para o caso.
Concurso público é para todo aquele que quer prestar concurso público. É claro, antes de qualquer coisa é preciso ler o edital. Não adianta querer prestar um concurso para perito Químico Criminal se você não tem bacharel em Química.
Pesquise, eventualmente você dará de cara com aquele concurso que é a sua cara e faz sentido para seu contexto profissional e como estudante.
Naturalmente, se você ainda não tiver alguma graduação completa, será necessário dar prioridade para aqueles concursos que não precisam de graduação. Os famosos concursos de nível médio.
Como é possível passar em concurso público?
Como você já sabe que concursos públicos são para todo mundo, e que apesar disso demandam um empenho bem grande para serem alcançados, agora valem algumas dicas que são valiosas para o processo seletivo. Depois delas você saberá como é possível passar em concurso público.
Ambiente de estudos.
Ser um concurseiro implica que você é um estudante. Se você achar mais convincente, imagine-se como um estudante profissional, cujo salário será a vaga tão almejada.
Antes de mais nada, para que seu desempenho na hora de estudar as matérias do processo seletivo seja melhorado, é imprescindível que você tenha um lugar adequado para estudar. Tente perceber qual canto da sua casa é o que mais te deixa à vontade e concentrado.
Entenda seu local de estudos como um escritório. Precisa estar limpo e com o mínimo de poluição visual possível. Qualquer coisa que possa tirar a concentração não é bem-vindo.
Há quem prefira ir a um café ou biblioteca, o que é uma estratégia bem válida, desde que a logística de deslocamento ou possíveis gastos não sejam uma desculpa para você deixar de estudar.
Estabeleça uma rotina.
Aqui se encontra o segredo de todo bom estudante. Ter uma rotina de estudos determinada é imprescindível para conseguir a tão almejada vaga. Poucas coisas boicotam mais o estudante concurseiro do que ele achar que pode estudar quando der na telha.
Sob o mesmo ponto de vista, organize seus dias e separe seus horários por matérias. Pode ser que você prefira estudar uma área de conhecimento por dia, como por exemplo exatas, ao passo que pode ser que você prefira intercalar com humanidades. O importante é que tudo esteja anotado e que haja planejamento.
Avise as pessoas
Agora, foco é a palavra da vez. Desde já deixe claro para todo mundo que esteja mais próximo de você sobre seus objetivos. Não há nada pior do que tentar estudar com alguém entrando em seu ambiente de estudos, ligando, mandando mensagem, fazendo interrupções de modo geral.
Da mesma forma, é importante entender que você precisará renunciar a algumas regalias. Estabeleça horários determinados para sair e relaxar. Faça isto juntamente com sua rotina de estudos. É importante para manter o foco.
Veja como foram as últimas provas.
Uma das estratégias essenciais para ser bom concurseiro é se familiarizar com as últimas provas e editais do concurso de sua escolha.
Uma coisa que muita gente não sabe é que cada prova expressa a postura de uma banca. Ou seja, entenda a banca examinadora, saiba como ela pensa e como ela manifesta este pensamento na prova. Isto fará você sair na frente de muita gente.
Leia o edital com atenção.
Parece óbvio, mas pode não ser para muita gente. Ler o edital, entendê-lo, ajuda a dar mais confiança na hora de estudar e garante que não haja dores de cabeça não previstas no decorrer do concurso.
Se achar necessário, pague um cursinho.
Há quem se sinta à vontade como autodidata e selecionando materiais. E é bem verdade que há muito material bom pela internet se houver a força para pesquisar. A desvantagem aqui, é que se você não for bom em pesquisa, é possível que você perca tempo ou acabe acessando material ruim.
Da mesma forma, a vantagem de ter um cursinho é nortear os estudos. Os cursinhos separam o material de acordo com o edital do concurso (pelo menos os bons) e isso poupa bastante tempo de pesquisa e salva bastante energia para estudar efetivamente.
Tente relaxar
Se você seguir os passos anteriores já estará meio caminho andado. Poucas coisas atrapalham mais a absorção de conteúdo do que ansiedade e nervosismo. Então, confie em suas estratégias e foque nos estudos.
Finalmente, tenha momentos de descompressão. É muito importante que você possa relaxar sua mente, tomar uma cerveja com os amigos, ou ver a série que você gosta. Isso faz recarregar as energias para começar a semana de estudos com força total.
Agora, você sabe como é possível passar em concurso público. Além disso, acompanhe nossas publicações para mais informações sobre concursos. E, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por meio do formulário abaixo.