24.4 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
24.4 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasSaúdeEspírito Santo teve 21 casos de reinfecção identificados

Espírito Santo teve 21 casos de reinfecção identificados

Em coletiva na manhã desta terça-feira (11), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes e o subsecretário, Luiz Carlos Reblim, afirmaram que 21 casos de reinfecção foram identificados no Estado.

Deste número, quatro foram investigados, sendo três descartados e um inconclusivo – este vai passar por novos testes – já os outros, não tinham material biológico que permitisse a apuração.

“Identificamos 21 pacientes que tiveram dois resultados de PCR positivo em período com intervalo superior a 30 dias. Nesses casos, conseguimos realizar investigação em quatro deles. Destes, três foram descartados e um inconclusivo, sendo necessário avançar na investigação deste caso. Nos demais não foi possível, pois não havia amostras biológicas da primeira coleta”, disse Fernandes.

Para investigar outros casos de reinfecção, a Sesa adotará nos próximos dias, um novo protocolo. Todos os pacientes que receberem alta médica, em caso positivado para o vírus, vai fazer um novo teste – swab – mesmo tendo sido considerado curado. Estes exames irão fazer parte de uma nova pesquisa sobre a reincidência da contaminação nos capixabas.

Capixaba teve anticorpos para Covid em fevereiro

O chefe da pasta, ainda afirmou que relatórios da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), apontam que o primeiro caso no ES, ocorreu em fevereiro, e pode ter sido o primeiro do País, já que o primeiro registro nacional, ocorreu em 26 de fevereiro, mas, a equipe técnica da Sesa descobriu anticorpos para a doença em uma amostra de uma paciente que doou sangue no Hemoes de Guarapari, e teve sintomas um mês antes, tendo sido assintomática nos últimos 14 dias que antecederam a doação.

Antes disso, o Estado havia registrado o primeiro caso, por exame, no dia 5 de março.

Volta às aulas

Nésio explicou que testes na comunidade escolar serão feitos por meio de inquérito, e que o anúncio da metodologia será feito ainda em agosto. A data para retorno das aulas ainda não foi definida. Parte dos professores e alunos serão testados para uma projeção estatística para apurar a prevalência da doença na comunidade escolar.

FONTE:aquinoticias.com

Confira Também