24.1 C
Marataizes
sexta-feira, dezembro 13, 2024
24.1 C
Marataizes
sexta-feira, 13 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralEspírito Santo deixa de recomendar cloroquina para pacientes graves

Espírito Santo deixa de recomendar cloroquina para pacientes graves

Espírito Santo deixa de recomendar cloroquina para pacientes graves

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) atualizou o protocolo para utilização da cloroquina e deixou de recomendar o uso do medicamento no Espírito Santo. Até semana passada, a Sesa indicava o remédio associado com a azitromicina para pacientes graves com indicação de internação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A partir de agora, fica a cargo do médico o uso ou não do medicamento, analisando o caso do paciente.

Segundo Nésio Fernandes, secretário estadual de Saúde, o governo reuniu um conjunto de especialistas para decidir sobre o tema. A retirada da indicação da prescrição universal para pacientes graves foi feita por não haver evidências científicas dos benefícios da substância.

As sociedades de pneumologia e infectologia retiraram a indicação dos medicamento e OMS suspendeu nesta semana as pesquisas que utilizavam o medicamento em pacientes graves e leves. Além disso, alguns países do mundo têm abandonado o uso da cloroquina, destacou Fernandes.

“Não existe boa prática médica que sustente o uso para pacientes leves. Somos orientados pela ciência. O uso do remédio não pode ser considerado placebo pois há risco para população cardiopata, que é a que tem chance de complicações. A cloroquina exige fino uso”, pontuou o secretário.

Fonte: folhadoes.com

Confira Também