21.6 C
Marataizes
terça-feira, julho 22, 2025
22 de julho de 2025
NotíciasEducaçãoEscola valoriza jovens que pretendem transformar o mundo

Escola valoriza jovens que pretendem transformar o mundo

Escola de Impacto valoriza jovens que pretendem transformar o mundo

Escola tem como objetivo transformar estudantes em cidadãos conscientes, com o foco em desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais

O mundo está em constante transformação, o que exige o desenvolvimento de habilidades emocionais, além das intelectuais, de toda a sociedade, em especial, dos jovens, os eternos agentes de mudanças. O processo de formação do ser humano com senso crítico, empatia, habilidades interpessoais e comunicacionais, tem sido uma necessidade cada vez mais presente e urgente da sociedade.

Pensando na formação do pensamento crítico dos estudantes, a Turma do Jiló e o Instituto Serendipidade se uniram para criar a Escola de Impacto, um curso para formar jovens empreendedores sociais, que direcionam seus conhecimentos e habilidades sociocomportamentais para a criação de projetos inovadores de impacto social e/ou ambiental.

A Escola pretende formar os futuros agentes de transformação do país, despertando propósito e responsabilidade social em jovens de 14 a 19 anos para uma transformação coletiva. As aulas acontecem de forma online, com palestras, experiência de campo em trabalho voluntário e convívio com a diversidade. Proporciona o contato com ferramentas inovadoras, a partir de metodologia de Design Thinking (conjunto de métodos, ferramentas e técnicas que orienta a pensar e criar soluções baseadas nas necessidades, desejos, problemas e anseios).

O curso tem dois anos de duração, com encontros quinzenais, e é destinado a jovens de todo o Brasil. Os estudantes têm aulas de temas como sustentabilidade, direitos humanos, educação política, inclusão e desigualdade social, racismo, cultura de doação e filantropia, entre outros assuntos relevantes no contexto atual. Eles serão mentorados por especialistas, como Abílio e Geyze Diniz, Elie Horn, Celso Athayde, Edu Lyra, Caroline Celico, Rony Meisler, Priscila Cruz, dentre outros.

“Acreditamos que os jovens são o agora e o amanhã. E foi para eles e com eles que construímos essa comunidade chamada Escola de Impacto. Pretendemos transformar nossa juventude em adultos questionadores, empáticos, conscientes e atuantes na transformação do mundo num lugar melhor para todos e que buscam desenvolver o seu comprometimento com a sociedade”, diz Vanessa Destéfani, diretora da Escola de Impacto.

Sobre a Escola de Impacto

Lançada em setembro de 2020, a Escola de Impacto tem o objetivo de plantar a semente da responsabilidade socioambiental em jovens de todo o país. É um programa de impacto socioambiental de dois anos centrado em habilidades socioemocionais e habilidades e competências em inovação, empreendedorismo e criatividade.

Confira Também