A Secretaria de Saúde de Marataízes através da Diretoria do Pronto Atendimento Municipal (PAM), promoveu neste último sábado (24), das 8h as 17h, um treinamento para implantação do protocolo de Acolhimento e Classificação de risco nos serviços de urgência e emergência para os enfermeiros que trabalham no Pronto Atendimento Municipal.
A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento e não por ordem de chegada, como explicou o Responsável Técnico da Equipe de Enfermagem do Pronto Atendimento, Gederson Rigoni.
O responsável pelo treinamento que teve a duração de um dia foi o enfermeiro socorrista, Gederson Rigoni, que também responde pela Equipe de Enfermagem do PAM. Cerca de vinte enfermeiros que atendem no PAM participaram da capacitação.
A ordem de atendimento será feita pela gravidade do paciente e será identificada por cores, são elas:
Vermelho – atendimento de urgência.
Amarelo – Tempo de espera é de até 30 minutos.
Verde – A pessoa pode esperar por duas horas.
Azul – O tempo de espera pode ser de três horas.
“Essa classificação das cores é referenciada pelo Ministério da Saúde de acordo com a politica nacional de Atenção às Urgências e Emergências”, pontuou Gederson Rigoni.
Esse treinamento tem por finalidade também, agilizar o atendimento dos pacientes com classificação de risco, diminuindo o tempo de espera.
“O paciente grave vai ter um melhor atendimento diminuindo o risco de maiores complicações, melhorando a qualidade da gestão do Pronto Atendimento, garantindo um atendimento acolhedor, orientador e humanizado”, explica a Diretora do Pronto Atendimento Municipal Amanda Jabor.
A previsão é que no dia 01 de março (quinta-feira) o serviço começa a funcionar em sua totalidade, no Pronto Atendimento, localizado na Barra do Itapemirim.