23.1 C
Marataizes
sábado, março 22, 2025
sábado, 22 março 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEncontro discutiu desenvolvimento da Região Sul

Encontro discutiu desenvolvimento da Região Sul

Por Helio Barboza

Um encontro para debater o desenvolvimento e oportunidades para a Região Sul do Estado, promovido pelo pré-candidato pelo PRP à Assembleia Legislativa nas próximas eleições, Adson Nogueira, lotou as dependências do plenário da Câmara de Anchieta no último dia 19.

Com a presença de lideranças políticas, empresariais e comunitárias, o evento foi bastante concorrido e ganhou notícia nos principais veículos de comunicação do Estado. Deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da cidade e da região, o evento foi aberto com depoimentos de elogios ao organizador, como foi ouvido na fala do deputado estadual Gilsinho Lopes, que nas próximas eleições tentará uma vaga à Câmara Federal, que parabenizou pelo tema levantado. Ele ainda atestou que, apesar de novo, Adson Nogueira deu mostras de amplo conhecimento da atual situação vivida pela região, disposto a levantar a bandeira e lutar pela sua recuperação econômica.

Amparado por números de um estudo econômico e financeiro do Estado, Adson demonstrou, como em uma radiografia, a exata situação da Região Sul capixaba, apontando os desníveis e tratamentos que inviabilizam ou dificultam a atração de investimentos – “Há um disparate muito grande em relação ao Norte do Estado. É preciso que haja um mecanismo legal para reparar estas diferenças regionais. A Sudene contempla recursos ao Norte, além de isenções fiscais que atraem empresas para aquela região. Com muito esforço o Sul do Estado caminha, sem incentivos, sem isenções. A agropecuária, o café, e o mármore e granito têm sido nossos sustentáculos atuais, já que há quase dois anos, com a paralisação da Samarco, que representa 5% do PIB estadual, a região sofre”, disse Adson.

Adson Nogueira também trouxe à reunião o diretor da Samarco, Rodolfo Samorini e o diretor-presidente do Porto Central, José Maria Novaes, que fez uma mostra sobre o projeto a ser instalado no município de Presidente Kennedy, e será o maior projeto a se instalar na região nos últimos 30 anos. Os presentes puderam conhecer a magnitude do empreendimento e ver as possibilidades que irão surgir a partir do início de suas obras, previstas para o início do próximo ano.

“Nossa ideia é a de trazer o foco econômico para o Sul do Estado. Não podemos ficar parados. Precisamos mostrar, com conhecimentos, que somos capazes e importantes. A recuperação da Samarco e a instalação de grandes projetos. Este é o desafio e este será meu foco – criar condições para atrair investimentos e gerar receitas e empregos para a região”, finalizou Adson Nogueira.

Confira Também