Alérgia ao Papel da Comunicação: Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero será entregue a emissoras de TV capixabas
Na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, às 19 horas, o Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) será sede da sessão solene para entrega da Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero. Desde 2013, essa honraria é concedida a cidadãos e entidades que se destacam no desenvolvimento social do estado. Neste ano, emissoras de televisão capixabas estão entre os homenageados.
O presidente da ALES, Marcelo Santos (União), autor do requerimento da homenagem, destaca a relevância do trabalho das emissoras. “Desta vez, reconhecemos o papel dos meios de comunicação, que diariamente levam informação, formam opinião e dão voz a quem muitas vezes não é ouvido. A imprensa tem um papel social enorme e muito valorizado por nossa gestão, e essa comenda é o nosso jeito de agradecer por essa contribuição tão importante para a sociedade capixaba”, afirma.
Leonardo Nunes, secretário de Comunicação da ALES, também elenca a importância da mídia em diversos aspectos. Segundo ele, o papel da comunicação vai além da simples transmissão de informações, contribuindo para a formação da identidade cultural, a formação da opinião pública, a promoção de mudanças positivas e o combate à desinformação.
Em relação às emissoras de televisão homenageadas, Nunes ressalta a capacidade dessas empresas em alcançar milhares de pessoas, atuando como uma “ponte entre os acontecimentos do mundo e o público”. Ele menciona que essa mediação é fundamental para o exercício da cidadania, ao informar sobre direitos, deveres e eventos sociais, políticos e econômicos.
Além das emissoras, a cerimônia também irá homenagear diversas pessoas e instituições que se destacam em ações sociais, incluindo a Associação dos Amigos dos Autistas do ES (Amaes), a Fundação Carmem Lucia, que oferece atendimentos de saúde gratuitos em Vila Velha, e o Instituto Mizael América, também em Vila Velha, que desenvolve atividades assistenciais e educacionais.
A Comenda Monsenhor Rômulo Balestrero foi criada por meio da Resolução 3.589/2013, em homenagem ao religioso que, por três décadas, foi responsável pela Paróquia Bom Pastor em Cariacica e se destacou na realização de projetos sociais na região. Monsenhor Rômulo faleceu em 2008, aos 79 anos.
A entrega da honraria acontece em um momento que reforça a importância da comunicação e do trabalho social no Espírito Santo.
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Emissoras de TV vão receber Comenda Rômulo Balestrero