24.2 C
Marataizes
quinta-feira, novembro 21, 2024
24.2 C
Marataizes
quinta-feira, 21 novembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
EspeciaisInformativosEm maio, indústria cai em 9 de 15 locais pesquisados. - IBGE

Em maio, indústria cai em 9 de 15 locais pesquisados. – IBGE

No mês de maio de 2024, a produção industrial nacional registrou uma queda de 0,9% em relação a abril, com nove dos 15 locais pesquisados apresentando taxas negativas. Os recuos mais expressivos foram observados no Rio Grande do Sul, com uma diminuição de 26,2%, e no Espírito Santo, com uma queda de 10,2%. Por outro lado, o Pará e a Bahia apresentaram os maiores avanços, com altas de 12,6% e 8,2%, respectivamente.

A média móvel trimestral também foi negativa em oito dos 15 locais pesquisados, destacando-se as reduções mais acentuadas no Rio Grande do Sul, Amazonas, Espírito Santo, Ceará e Minas Gerais. Por outro lado, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco registraram os principais avanços no mesmo período.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a indústria teve uma queda de 1,0% em maio de 2024, com sete dos 18 locais pesquisados apresentando resultados negativos. O Rio Grande do Sul foi o destaque negativo, com uma retração de 22,7%.

No acumulado do ano de 2024, a indústria nacional registrou um aumento de 2,5%, com resultados positivos em 15 dos 18 locais pesquisados. O Rio Grande do Norte e Goiás foram os locais com os avanços mais significativos, ambos com crescimento de dois dígitos.

Os dados indicam que, apesar de algumas oscilações e recuos pontuais, a indústria nacional apresenta uma tendência de crescimento no período analisado. É importante monitorar de perto os indicadores de cada região para identificar possíveis oportunidades de investimento e desenvolvimento industrial.

Portal IBGE

Confira Também