22.6 C
Marataizes
quarta-feira, maio 28, 2025
quarta-feira 28 de maio de 2025
Slideshow de ImagensSlideshow de Imagens
spot_img
quarta-feira 28 de maio de 2025
NotíciasEducaçãoEinstein desembarcou no Brasil há 100 anos para visita científica.

Einstein desembarcou no Brasil há 100 anos para visita científica.

Centenário da Visita de Albert Einstein ao Brasil: Uma Relação entre Ciência e Cultura

Há exatos 100 anos, Albert Einstein desembarcava no Rio de Janeiro, sua primeira e única visita ao Brasil, em 4 de maio de 1925. A cidade, então capital do país, foi o cenário de uma breve passagem que durou sete dias, durante a qual Einstein registrou em seu diário a fascinante paisagem local: "Chegada ao Rio ao pôr do sol, com clima esplêndido. Em primeiro plano, ilhas de granito de formato fantástico. A umidade produz um efeito misterioso." Sua visita não foi apenas um momento de lazer; tinha objetivos científicos relevantes, como a divulgação da recém-confirmada Teoria da Relatividade junto a estudiosos sul-americanos, além de fortalecer laços com as comunidades judaica e alemã em um contexto de crescente ameaça nazista na Europa.

O itinerário de Einstein incluía encontros com compatriotas e visitas a instituições importantes, como a Fundação Oswaldo Cruz e o Museu Nacional. Ele participou de duas palestras públicas, uma na Academia Brasileira de Ciências e outra no Clube de Engenharia. Essa viagem, na visão do professor Alfredo Tolmasquim, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), teve uma contribuição significativa na promoção das chamadas "ciências puras" no Brasil, que à época ainda estavam em fase de desenvolvimento.

A visita também permitiu que Einstein se interessasse por áreas que transcendiam sua disciplina, como o trabalho progressista do psiquiatra Juliano Moreira, que revolucionou o tratamento de pacientes psiquiátricos e se opôs a teorias racistas prevalentes sobre a mestiçagem. Einstein conheceu o manicômio que Moreira dirigia, impressionando-se com suas experiências em oficinas terapêuticas.

Além de fortalecer sua conexão com o Brasil, essa viagem foi marcada pela sua aproximação das evidências que corroboravam suas teorias. Ele reconheceu, durante uma visita ao Observatório Nacional, que um experimento realizado em Sobral, no Ceará, em 1919, havia validado postulados de sua Teoria da Relatividade. "O problema que a minha mente imaginou foi resolvido aqui no céu do Brasil", afirmou Einstein, ressaltando a importância histórica que o Brasil teve em sua carreira científica.

A efeméride da visita de Einstein ao Brasil está sendo celebrada com uma série de eventos e exposições em várias instituições. O Observatório Nacional, por exemplo, realizará uma programação especial na próxima sexta-feira (9), que incluirá mesas de discussão e atividades educativas. O Museu da Vida da Fiocruz também promoverá visitas temáticas que destacarão a contribuição de Einstein à ciência e à cultura brasileira.

Para mais informações sobre os eventos, é possível consultar as páginas dos institutos envolvidos ou acompanhar as redes sociais das instituições.

Imagens da visita e sua repercussão podem ser acessadas através dos arquivos da Agência Brasil, onde estão guardadas importantes memórias desse marco científico e cultural. A photographia que ilustra a assinatura de uma edição da revista "Annalen der Physik" por Einstein, assim como outras imagens da época, refletem a relevância dessa visita na história da ciência no Brasil.

Créditos das imagens: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Há 100 anos, Albert Einstein chegava ao Brasil em visita científica

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

Confira Também