26.8 C
Marataizes
sexta-feira, janeiro 17, 2025
26.8 C
Marataizes
sexta-feira, 17 janeiro 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESDr. Bruno quer ações de combate à dengue - Notícias da ALES

Dr. Bruno quer ações de combate à dengue – Notícias da ALES

O deputado Dr. Bruno Resende (União), em discurso na sessão plenária desta terça-feira (14), alertou a população e o poder público sobre o registro de “mais de 37 mil novos casos de dengue” no estado.

Ele cobrou a deflagração urgente, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de campanhas de conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e orientações sobre as formas de evitar a proliferação das larvas do vetor da dengue.

Resende adiantou que apresentou o Projeto de Lei (PL) 195/2023, propondo uma série de medidas para o combate da dengue na Grande Vitória e no interior capixaba.

O parlamentar, que é médico e preside o colegiado de Saúde, citou que houve 70% de aumento de atendimento de pessoas com dengue nas unidades estaduais de saúde. Resende não apontou a fonte do dado.

Na mesma esteira, Mazinho dos Anjos (PSDB) ressaltou que o combate à dengue depende de ações do poder público e colaboração das pessoas para evitar acúmulo de água, principalmente nas residências e terrenos baldios.

Fotos da sessão

Marielle Franco

A deputada Camila Valadão (Psol) lembrou que neste 14 de março o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completa cinco anos, sem a elucidação de quem são os mandantes do crime. O fato ocorreu em 2018, por volta de 21h30, no Rio de Janeiro, e a investigação nunca foi concluída.

Os dois foram mortos após vários tiros terem atingido o carro ocupado por Marielle, vindos de outro veículo, que se emparedou com o dirigido por Anderson.

Em 2019 foram presos o policial militar reformado Ronnie Lessa, acusado de ter feito os disparos, e o ex-policial militar Elcio de Queiroz, suspeito de comandar a direção do veículo que perseguiu a então vereadora logo após ela sair de um encontro com jovens negras na Lapa, zona central do Rio.

Ronnie Lessa e Elcio Queiroz jamais revelaram quem mandou matar Marielle e Anderson. Os suspeitos respondem por duplo homicídio triplamente qualificado – por motivo torpe, mediante emboscada e impossibilidade de defesa das vítimas. Eles permanecem detidos preventivamente, sem que o júri popular tenha sido marcado.

Mandantes

Camila Valadão afirmou que os setores da sociedade e da política comprometidos com a democracia e com as causas defendidas pela vereadora assassinada não vão se calar diante do mistério que continua a envolver o caso. “Continuamos a perguntar quem mandou matar Marielle e o por quê?”, frisou Camila em seu discurso.

Valadão observou integrar o mesmo partido ao qual Marielle era filiada e disse que o mandato da ex-vereadora carioca inspirou muitas outras mulheres negras a entrar na política, inclusive ela própria.

Deputado alertou para número crescente de casos da doença no Espírito Santo e apontou necessidade de ações do poder público para enfrentar o problema

Dr. Bruno quer ações de combate à dengue

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Dr. Bruno quer ações de combate à dengue

Confira Também