21.1 C
Marataizes
domingo, junho 30, 2024
21.1 C
Marataizes
domingo, 30 junho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
Remédios NaturaisDor de CabeçaDor de cabeça. O que é? E como se livrar dela!

Dor de cabeça. O que é? E como se livrar dela!

Dor de cabeça. O que é? E como se livrar dela!
Dor de cabeça. O que é? E como se livrar dela!

Problemas na área profissional, falta de tempo para divertir-se, brigas em família. Todos estes conflitos, juntos, são muito difíceis de lidar e, em algum momento, o corpo pede socorro. Por isso, as estatísticas têm indicado que cada vez mais cresce o número de pessoas que são acometidas por uma dor de cabeça, desencadeada, principalmente, pelo estresse.

A dor de cabeça só perde para a dor lombar entre as queixas mais comuns que os médicos recebem. A cefaleia é o tipo de dor de cabeça que atinge a grande maioria da população, 96%, entretanto, também há a enxaqueca que, acreditem, pode afetar até 10% da população.

Apesar de ser tão comum e causar tantos impactos negativos, os especialistas consideram que a dor de cabeça é uma enfermidade pouco tratada e subdiagnosticada. Isso porque, muitas vezes, a automedicação resolve o problema de imediato. Isso faz com que haja uma certa banalização do sintoma e pouca procura por conhecer a real fonte dos sintomas.

 

Onde se manifesta

Sobre a dor de cabeça comum pode se manifestar de duas maneiras: Cefaleia tensional e cefaleia em salvas.

 

Cefaleia tensional

Ocasionada quase sempre como resultado de uma tensão muscular prolongada na região cervical, bem como da musculatura ao redor do crânio. É mais simples, apesar de a dor ser aguda, e pode passar com o tempo ou com um analgésico.

 

Cefaleia em salvas

Ao contrário da cefaleia tensional, essa dor tem origem no hipotálamo, no interior do próprio cérebro, e acredita-se que possa ter relação, inclusive, com a apneia do sono.

 

Como são os sintomas?

A dor de cabeça pode se manifestar de forma diferente e surgir em várias partes do crânio. Então, pode aparecer na parte de trás da cabeça, nas têmporas ou na testa. Essas manifestações de dor são consideradas desde logo como cefaleia.

Destaque-se, entretanto, que a dor de cabeça não pode ser considerada uma doença. Ela, na verdade é um sintoma, por isso, caso se torne recorrente, é muito importante investigar suas causas.

 

Quais as causas?

A cefaleia pode advir de causas variadas, entretanto, é importante saber que ela pode ser um sinal, um alerta, pelo qual o corpo avisa que há um distúrbio em alguma parte, que pode ser no cérebro, ou não. Normalmente, a cefaleia tem alto potencial de cura, quando tratada.

A dor de cabeça, normalmente, pode advir de:

  • Gripe;
  • Problemas na região cervical;
  • Tumores;
  • Sinusite;
  • Meningite;
  • Hemorragias cerebrais e outras.

Pode ser o caso de haver um problema no sistema nervoso central. Nesse caso, é mais comum que a dor manifestada seja uma enxaqueca. Essa forma de dor de cabeça é tida como uma disfunção por herdação, ou seja, tem predisposições genéticas. A cefaleia, nesse caso, será apenas um dos sintomas que a pessoa sentirá.

 

criança com dor de cabeça
Pais devem ficar atentos aos sintomas da dor de cabeça nas crianças

 

Diferenças entre homens e mulheres

A cefaleia atinge na maioria a homens que estão entre os vinte e os trinta anos. Já a enxaqueca é um distúrbio que afeta mais as mulheres. Podem surgir a qualquer tempo, mas o momento mais comum é ainda no início da adolescência.

 

Diferença entre enxaqueca e dor de cabeça comum

Como já dissemos, é bom que você não confunda as duas. Por isso, te ajudaremos a perceber a diferença entre elas.

 

Dor de cabeça

A dor considerada comum pelos especialistas é aquelas tidas como tensional. Assim, ela possui uma intensidade que vai de leve a moderada e abrange todos os pontos da cabeça. A sensação é a de que há uma pressão no interior do crânio, mas os sintomas tendem a passar após um tempo de repouso ou o uso do analgésico adequado.

 

Enxaqueca

A dor é diferente da dor de cabeça comum, por isso você deve ficar atento para os outros sintomas que podem acompanhá-la.

  • Normalmente a dor varia de uma intensidade máxima para forte;
  • Um dos lados da cabeça é mais acometido que outro, mas a dor pode mudar de lugar;
  • A sensação é de um pulso de dor, como um batimento cardíaco;
  • Há sensibilidade a luz, odores e sons;
  • Pode haver enjoo e perda de apetite;
  • Há uma dificuldade pra digerir os alimentos;
  • Pode haver tontura e uma sensação de falta de equilíbrio.
  • Sonolência, cansaço e irritação são comuns;
  • É possível verificar uma compulsão por alimentos doces;
  • O rendimento diminui e a concentração também.

Além de tudo isso, a enxaqueca faz surgirem sintomas neurológicos. Assim, podem surgir distorções visuais e o paciente pode verificar a perda de campo visual, começar a enxergar alguns pontos brilhantes ou até mesmo perder toda a visão.

 

O que pode provocar a enxaqueca

Quando a dor de cabeça é intensa e se vê surgir uma enxaqueca, recomenda-se verificar situações que podem tê-la provocado. Aquelas consideras mais frequentes são:

  • Jejum;
  • Cansaço;
  • Ciclos hormonais, principalmente nas mulheres;
  • Estresse;
  • Variações de temperatura (inclusive ar-condicionado);
  • Privação de sono.
  • Consumo excessivo de álcool.

 

A dor de cabeça também precisa ser tratada

Primeiramente é preciso saber que o uso de analgésicos não chega a ser proibido pela medicina. Você pode encontrar um em qualquer farmácia e a venda não precisa de prescrição médica. Se você começar a sentir a dor de cabeça de forma recorrente, entretanto, é interessante que procure um médico neurologista.

Considera-se recorrente a dor que surge por três dias seguidos ou um grande número no período de 30 dias. Se, em todas as vezes é necessário fazer uso de um analgésico para pôr fim a dor de cabeça, é porque algo está errado.

Os especialistas apontam que as pessoas demoram cerca de 8 anos para procurar um especialista. O problema é que, enquanto a automedicação resolve os problemas imediatos, ela também mascara um problema maior que pode estar oculto. No caso das enxaquecas, o uso prolongado desses medicamentos pode agravar o problema e, as vezes, é preciso fazer uso diário do medicamento.

 

Diagnóstico

A primeira fase da busca pelo diagnóstico dos motivos que causam uma dor de cabeça é uma entrevista pelo médico. Esse momento inicial é importante para que se entenda a intensidade, frequência, local e duração da dor, além de conhecer os fatos que, eventualmente, podem estar servindo como gatilho para a dor.

Esteja preparado para informar ao médico sua rotina alimentar, as condições de trabalho, se enfrenta estresse ou se outras pessoas da família apresentam o mesmo problema, e outras coisas. Um exame médico também pode ser solicitado.

Entretanto, é importante saber que, às vezes, nem mesmo uma ressonância ou tomografia, é possível verificar a diferença entre a cefaleia e a enxaqueca. Isso porque a enxaqueca é uma doença que ataca as funções do cérebro, e não se manifesta anatomicamente, de forma que possa ser vista pelos exames.

 

Tratamento

No caso da dor de cabeça comum, um analgésico pode resolver a situação de imediato.

No caso da enxaqueca, entretanto, o tratamento vai se pautar em diminuir as crises de dores de cabeça. Há uma grande quantidade de medicamentos que podem ser utilizados para diminuir a dor de cabeça e elas incluem os acompanhamentos de nutricionistas e terapeutas comportamentais, por exemplo.

 

mulher com enxaqueca
A dor de cabeça costuma acometer mais as mulheres que os homens?

 

Como o que comemos pode causar dor de cabeça

Para algumas pessoas, as substâncias presentes em um alimento podem servir de gatilho. Especialistas dizem que dizer que a enxaqueca ser causada por alimentos é um mito, entretanto, é provado que, para uma pequena minoria, esta verdade é inconteste.

Então, se for acometido de uma dor de cabeça, não custa nada dar uma olhadinha e testar retirar alguns dos alimentos abaixo da sua dieta.

 

Adoçante (aspartame)

Esse adoçante está presente em muitos iogurtes, refrigerantes e bebidas prontas. O consumo, em regra, não é proibido, no entanto, pode ser uma boa opção tentar diminuir o consumo e verificar os efeitos.

 

Cafeína

A substância não está presente apenas no café, mas também no chá-mate, chá-preto, chá-verde e refrigerantes feitos a base de cola. Para algumas pessoas é possível diminuir o consumo, para outras, entretanto, é preciso retirar completamente da dieta os produtos com a substância.

 

Nitrito

O nitrito está presente na maioria dos embutidos. Salsicha, linguiça, peito de peru, presunto e outros podem desencadear a dor de cabeça.

 

Álcool

É normal que as pessoas que bebem muito sofram com a famosa “ressaca” no dia seguinte, uma dor de cabeça que é causada, principalmente, pela desidratação. Entretanto, quem já desenvolveu uma enxaqueca é mais sensível ao uso do álcool.

 

Rotina

Para alguns especialistas, o que pode causar a dor de cabeça é a rotina do individuo. Assim, muitos diagnósticos apontam que a crise de dores de cabeça foi desencadeada pela desidratação ou por um jejum muito prolongado. Tais situações são típicas desencadeantes de crises de dor de cabeça.

 

Como o que comemos pode impedir a dor de cabeça

Da mesma forma que alguns alimentos podem ser gatilhos para que as dores iniciem, há outros que podem trazer benefícios e impedir que ela comece.

 

Água

Como a desidratação e o jejum são causas comuns da dor de cabeça, manter-se hidratado é sempre importante. Lembre-se também que ela pode ajudar a diminuir o cansaço e até mesmo o estresse.

 

Vitaminas

Procurar um nutricionista pode ser uma boa forma de tratar as dores de cabeça. Principalmente no que se refere as mulheres, estudos têm apontado que as dores podem decorrer da diminuição de vitaminas.

O ômega 3, o magnésio, a coenzima Q10 e as vitaminas B2, B6 e B12 são algumas das substâncias que, se administradas corretamente, a longo prazo, têm se mostrado eficientes no combate às dores de cabeça.

 

Comida saudável

A ingestão de comida in natura, mais saudável, ajuda o metabolismo a trabalhar melhor. Não que sejam considerados medicamentos, mas comer laticínios, frutas, vegetais verde-escuros, oleaginosas e peixes vão cooperar para que seu corpo funcione melhor e, assim, diminua a possibilidade de crises.

 

Criança estudando com dor de cabeça
Pais devem ficar atentos as dores de cabeça em crianças, pois podem acabar virando uma enxaqueca

 

Outras formas de aliviar as dores de cabeça

A alimentação, como vimos, é fator preponderante para o desencadeamento das dores de cabeça, entretanto, outras coisas podem ajudar a diminuir as dores.

 

Compressas mornas ou frias

As compressas com água morna são indicadas, principalmente para aquelas dores de cabeça decorrentes de tensão, quase sempre com origem no estresse. Outra opção é tomar um banho bem quente e deixar que a água caia por sobre a cabeça. Isso importante para relaxar o corpo, enquanto os vasos sanguíneos se dilatam e trazem uma sensação de alívio.

Já as compressas de água fria são indicadas para a dor de cabeça comum das enxaquecas. Nesse caso, uma compressa gelada ajuda a fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam e, consequentemente, haja menos sangue no local, o que diminui a dor.

 

Massagem

Pressionar levemente o entorno da cabeça, massageando-a, pode ser uma boa forma de fazer aliviar a dor. Isso porque o sangue começa a se mover e, com a corrente sanguínea estimulada, a sensação vai mudando.

 

Sono

Como já dissemos, o cansaço e o estresse podem ser causas comuns para a dor de cabeça. Por isso, uma boa noite de sono pode ser o melhor remédio para uma dor incômoda. Não se esqueça de não assistir televisão nem ficar mexendo no celular antes de adormecer. Um lugar bem escuro também é bom. Quando mais confortável você estiver, maiores as chances de realmente descansar durante o sono.

 

Respire

Os exercícios físicos no geral são indicados para qualquer tipo de problema de saúde. No caso das dores de cabeça, entretanto, uma boa ideia pode ser fazer exercícios respiratórios. Inspire profundamente, deixe que o ar encha os pulmões e depois expire com tranquilidade.

A respiração profunda não só serve para oxigenar todos os músculos do corpo, como também pode ajudar no relaxamento.

 

Cafeína

Mais acima você viu que a cafeína pode causar um aumento na dor, ou desencadear crises. Tudo bem, entretanto, a substância também pode servir para contrair os vasos sanguíneos, o que pode ajudar no alívio da dor.

 

Dicas finais

Como pudemos ver, a dor de cabeça pode advir de vários motivos. É importante, portanto, acompanhar corretamente o desenvolvimento dela e procurar um médico caso as crises comecem a ocorrer de forma continuada.

Fique atento aos sinais e siga essas dicas simples. As dores de cabeça que tanto te importunavam podem desaparecer para sempre.

Perguntas frequentes sobre dor de cabeça

O que é bom para passar a dor de cabeça rápido?

Algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário tomar remédios são: Colocar compressas frias ou mornas. Dependendo da causa da dor de cabeça, o uso de compressas frias ou quentes podem ser indicados para aliviar a dor. ... Tomar café ... Massagem na cabeça. ... Ter uma boa noite de sono. ... Tomar chá

Qual o motivo de tanta dor de cabeça?

Principais causas Calor. O calor excessivo resulta em desidratação leve e promove a dilatação dos vasos sanguíneos, incluindo os presentes na cabeça, resultando em dor de cabeça; Problemas de visão. ... Estresse ou ansiedade. ... Alimentação. ... Doenças. ... Bruxismo. ... Alterações hormonais.

O que é bom para dor de cabeça caseiro?

Melhores chás para Dor de Cabeça são: Chá de camomila. Um excelente tratamento caseiro para dor de cabeça é o chá de camomila, que também é calmante e ajuda a relaxar. ... Chá de boldo. ... Chá de angélica e carqueja. ... Chá de gengibre, tília e camomila. ... Chá de folhas de abacateiro.

O que ataca a enxaqueca?

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.

Como curar a dor de cabeça em 30 segundos?

Para curar a sua dor de cabeça em 30 segundos, tem de primeiro encontrar o ponto entre o polegar e o dedo indicador, numa das suas mãos. Como pode ver na imagem, para encontrar o ponto mais facilmente, una o polegar e o indicador e verá um músculo proeminente que corresponde ao local onde está o ponto.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.