23.5 C
Marataizes
sexta-feira, julho 5, 2024
23.5 C
Marataizes
sexta-feira, 5 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesMarataízesDocumentário “OS OLHOS DE IVAN”, gravado em Marataízes, será exibido na TVE...

Documentário “OS OLHOS DE IVAN”, gravado em Marataízes, será exibido na TVE nesta semana

Nesta terça-feira, 27 de setembro, a TVE ES – Canal 21, terá uma semana de programação especial dedicada ao lançamento em TV, do documentário de longa-metragem “OS OLHOS DE IVAN”, com roteiro, produção e direção do cineasta Zé Peixoto. O CURTA VÍDEO consagrado ao filme, foi gravado no emblemático Palácio das Águias, da Barra do Itapemirim, e vai mostrar os bastidores das filmagens em Marataízes, com a exibição de um trailer exclusivo do filme, e depoimentos do cineasta Zé Peixoto sobre o processo de criação e de realização do projeto. Além desta terça-feira, às 23 horas, a exibição do documentário na TVE ES – Canal 21 acontecerá também no dia 29 de setembro, quinta-feira, no Programa TV É CINEMA, com direção de Waldir Segundo. 

O documentário de Zé Peixoto foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, e o apoio da Secretaria de Cultura de Marataízes. O filme conta a história de Ivan Santana, um reconhecido carpinteiro naval do Porto da Barra do Rio Itapemirim, às vésperas de completar 100 anos. O personagem de Ivan encarna a memória viva de alguns dos fatos mais importantes da história do século XX, em cenários exuberantes do Porto da Barra do Rio Itapemirim. A trama se desenvolve em 1943, em pleno Estado Novo, com Getúlio Vargas declarando a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial. O filme documentário mostra passagens da vida do protagonista, e resgata a importância da preservação da nossa memória, como símbolo de cidadania, e o seu papel na conscientização histórica das futuras gerações.  

A produção do documentário “OS OLHOS DE IVAN” faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pelo cineasta na região, implementando as bases de um núcleo de produção audiovisual no sul capixaba. A assinatura de Zé Peixoto no documentário, reforça a sua intenção de ampliar cada vez mais ações na área cultural, assim como incentivar a formação de profissionais do setor audiovisual. 

Com o apoio da Secretaria de Cultura do município, documentário contou com um alto rendimento de sua equipe técnica, totalmente focada no projeto. “Aqui fazemos de um limão uma limonada, e no final a gente se dá conta que tudo é uma questão de planejamento”, afirma Ivilisi Soares, produtora executiva e parceira na elaboração de todo o processo de produção do documentário. Já na opinião do diretor de produção, Walmir della Cruz, tudo é possível quando existe um detalhamento preciso do projeto. “Talvez, por ser artista plástico, sempre vi o documentário como uma pintura. A imagem é só aquilo que cabe dentro do quadro. Em “OS OLHOS DE IVAN” toda a equipe técnica tinha um mesmo olhar neste sentido. ”, conclui della Cruz.   Já segundo o roteirista, produtor e diretor do projeto, um dos pontos essenciais da produção foi poder contar com uma equipe jovem e com muita garra de fazer e aprender fazendo. Segundo Zé Peixoto, “não podemos esquecer o papel fundamental da arte entre os jovens, pois estimula a formação de novos públicos e o gosto pelo cinema, além de revitalizar o valor da cultura como parte fundamental da identidade do cidadão”.

Não é exagero afirmar que o documentário “O OLHO DE IVAN” acabou se transformando em uma importante denúncia contra o descaso e o abandono, do patrimônio material e imaterial em nosso país, refletindo sobre a necessidade de ações concretas e urgentes para a preservação de nossa memória histórica. Rodado em Marataízes, com uma equipe técnica inteiramente da região, o filme apresenta um tratamento visual e sonoro de grande rigor estético, e apresenta o ator Glauber Diego no papel de Ivan Santana, com a participação especial de Marya Salvatierra. 

SERVIÇO:

Documentário “OS OLHOS DE IVAN”

Exibição: 27 de setembro (terça-feira), às 23 horas, no programa CURTA VÍDEO na TVE ES – Canal 21.

Exibição: 29 de setembro (quinta-feira), às 23 horas, no programa TV É CINEMA na TVE ES – Canal 21.   

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Espírito Santo Notícias

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.