
Em coletiva virtual na manhã desta sexta-feira (8), o secretário de Saúde do Espírito Santo iniciou a transmissão de forma diferente. Com semblante descontente, Nésio Fernandes e o subsecretário da pasta, Luiz Carlos Reblim, ficaram por alguns instantes em silêncio em respeito às 9.146 vítimas da covid-19 no país e aos 157 capixabas que perderam a vida pela doença.
Em seguida, Fernandes pediu licença aos capixabas que não são cristãos para ler um trecho da bíblia e citou Eclesiastes 7, que diz – Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. […] O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo. […] Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito – momento em que fez uma reflexão sobre o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (10).
“O Dia das Mães está se aproximando, mas o momento não é de sair de casa, nem mesmo fazer encontros com familiares, festas com amigos, ou churrascos. O distanciamento social neste fim de semana é um ato de amor. Se fizermos isso agora, poderemos nos abraçar em breve, vivos e felizes. O Dia das Mães deste ano será diferente. Muitas mães choraram a morte de seus filhos, muitos filhos perderam suas mães para a covid-19. Vamos respeitar este momento. Esta é a hora de reforçar o isolamento social”, disse Nésio.
“Parece que a notícia da pandemia não chegou”
O secretário também criticou capixabas que não estão cumprindo as orientações de saúde para evitar a transmissão e contagio do coronavírus.
“Não adianta o comércio estar fechado e as pessoas estarem circulando normalmente pelas ruas, caminhando em calçadões, fazendo suas atividades esportivas, indo a casa de amigos e promovendo encontros”.
Em outro trecho da coletiva, ele diz que em alguns bairros “parece que a notícia da pandemia não chegou”.
“O Estado chora seus 157 mortos e em alguns bairros do Espírito Santo, como é comum em Vitória, parece que a notícia da pandemia não chegou, está tudo em sua normalidade”, finalizou.
O Espírito Santo registrou até está quinta-feira (7) 3.998 infectados pela covid-19 e 157 mortos pela doença, de acordo com o subsecretário da pasta, Luiz Carlos Reblim, outras 21 mortes estão sendo investigadas pelo Estado.
Fonte: aquinoticias.com