22.8 C
Marataizes
domingo, junho 30, 2024
22.8 C
Marataizes
domingo, 30 junho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasEconomiaVocê sabe a diferença entre TEV e TED?

Você sabe a diferença entre TEV e TED?

Aprenda a diferença entre TEV e TED e se habitue com as siglas do Mercado Financeiro
Aprenda a diferença entre TEV e TED e se habitue com as siglas do Mercado Financeiro

Nós estamos acostumados a fazer transações bancárias entre bancos e agências; Seja para outras contas pessoais e de empresas ou para outras pessoas, mas nem sempre sabemos qual operação estamos fazendo. Será que estamos fazendo um TEV ou um TED? Você sabe a diferença entre TEV e TED? Não? Então, leia este artigo até o fim e entenda tudo sobre estas siglas.

O TED e o TEV são siglas que determinam tipos diferentes de transações financeiras. Ambas as siglas geram muitas dúvidas nas pessoas. Nunca sabemos qual é o tipo de transferência que devemos solicitar ao nosso banco, qual é a que pode ser mais vantajosa para nós. E como sempre é bom aprender, vamos mostrar o que significa cada sigla.

O que TEV e TED significam? 

Tanto o TED como o TEV são siglas de transações financeiras eletrônicas. Confira o que significa cada sigla abaixo:

TED 

O TED é a transferência eletrônica disponível. Essa operação é feita quando precisamos fazer transferências de valores entre contas de diferentes bancos. O TED é preferido em relação ao DOC para transferências entre bancos por conta do seu tempo para a conclusão da transferência do valor.

Enquanto um DOC pode demorar até 48 horas para ser compensado. O TED demora cerca de 10 minutos para ser concluído. Essa é uma ação bem mais rápida para quem precisa movimentar dinheiro de um banco para o outro. Além de visualizar o valor transferido em poucos minutos.

TEV 

O TEV é a transferência eletrônica de valores. Esta transação é realizada para transferências entre contas de diferentes titularidades que pertençam ao mesmo banco. Quando emitente e destinatário possuem contas no mesmo banco, eles podem realizar um TEV e aproveitar os custos menores da transação em relação a um TED.

Assim como o TED, a compensação do TEV é feita na mesma hora e o destinatário terá o valor transferido na sua conta em até 10 minutos.

Como funcionam TED e TEV? 

Depois de explicar melhor o significado destas siglas e suas diferentes operações no mercado financeiro. Vamos falar com mais detalhes como funciona para fazer um TED e um TEV e tirar algumas dúvidas em relação a custos, restrições de valores, entre outros.

Como funciona o TED? 

A TED surgiu faz tempo como uma opção ao DOC para transações de recursos entre diferentes bancos. O intuito da operação é trazer mais segurança para os clientes, evitando que eles precisem sacar grandes quantias em dinheiro e possam ser furtados ou roubados.

Diferente do DOC que é um documento de crédito e precisa de mais tempo para ser compensado. Assim como um boleto, o TED tem a compensação feita na hora e o destinatário pode visualizar o valor na sua conta após 10 minutos. Isso acontece porque o TED é uma transferência eletrônica e não passa pelo sistema de compensação.

Até 2015, o valor mínimo para um TED era de R$ 5 mil, o que obrigava as transações de valores menores a serem feitas por meio do DOC. Porém, uma resolução decretada em janeiro de 2016, acabou com o limite mínimo de transferência por meio do TED.

Assim, ficou muito mais fácil para que os consumidores movimentem dinheiro entre contas de diferentes bancos; Independente do montante de capital. Por ser uma transação eletrônica, o TED se torna ainda mais fácil para todos. Pois já que pode ser feito no caixa eletrônico ou mesmo pelo aplicativo do banco.

As tarifas de um TED variam de acordo com o montante transferido. Uma dica é utilizar sempre o autoatendimento (aplicativo do banco ou caixa eletrônico) para realizar a operação; Pois isso tende a baratear um pouco os custos da transação.

Como funciona o TEV?

O TEV é um tipo de transferência eletrônica que possui uma simples diferença para o TED: ela é focada em transferências entre contas com titularidades diferentes, mas pertencentes a um mesmo banco.

E a primeira coisa que você deve saber sobre o TEV e o que é uma de suas grandes vantagens é que o TEV não pode ter custos. Independentemente da instituição e das contas envolvidas na transferência, o banco nunca pode lhe cobrar pelo TEV.

Assim, você consegue realizar transferências para contas do mesmo banco, independente se está transferindo de uma conta corrente para uma conta poupança ou de pessoa física para pessoa jurídica.

Em relação aos valores mínimos do TEV, isso pode variar de banco para banco. Os limites sofrem variações por conta da instituição financeira, perfil financeiro do cliente e o tipo de conta. Para saber quais são os limites do TEV do seu banco, basta acessar o menu Limites no aplicativo da instituição.

Com compensação rápida, já que assim como o TED, o TEV é uma transferência eletrônica de recursos, é possível que o dinheiro saia de uma conta e seja visualizada na conta do destinatário em até 10 minutos. A operação também é bastante segura e evita que pessoas tenham que ir ao banco fazer a transferência ou sacar dinheiro para pagar em espécie.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.