25.8 C
Marataizes
quarta-feira, abril 24, 2024
25.8 C
Marataizes
quarta-feira, 24 abril 2024
NotíciasEconomiaVocê sabe a diferença entre TED e DOC?

Você sabe a diferença entre TED e DOC?

Qual a diferença entre TED e DOC? Novos tempos pedem transferências de forma adequada, evitando assim a necessidade de ir até agências bancárias.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a são os dois principais tipos de transferências utilizados no Brasil e servem para que o correntista envie dinheiro de um banco para outros.

A diferença principal entre TED e DOC leva em conta, principalmente, dois pontos:

  1. O valor, ou limite, que o correntista pode transferir;
  2. O prazo necessário para que o dinheiro chegue à conta de destino.

Como funciona uma transferência

Uma transferência bancária não é nada mais que é que uma ordem de pagamento para que um valor que está em uma conta seja enviado para outra, sem a necessidade de realizar saques e depósitos, ou quitar boletos.

O dinheiro sai de uma conta e entra, de forma automática, em outra conta. As transferências que são feitas entre conta de um mesmo banco são chamadas de Transferência Eletrônica Financeira (TEF).

Já no caso de transferências realizadas para bancos diferentes os modelos mais usados são DOC e TED, cuja regulamentação é realizada pelo Banco Central.

Você sabe, a diferença entre TED e DOC está nos detalhes.

Requisitos

Para fazer uma transferência TED ou DOC é necessário possuir alguns dados daquele que receberá a quantia. Você precisará de:

  • Nome Completo;
  • Código do banco de destino;
  • Número da agência;
  • Número da conta;
  • Tipo de conta (conta-corrente ou poupança);
  • CPF ou CNPJ;
  • Valor a ser transferido.

Com esses dados em mãos você poderá fazer qualquer uma das duas operações, em um caixa eletrônico ou pelo internet banking.

Diferença entre TED e DOC?

Você sabe a diferença entre TED e DOC no geral, mas é preciso saber como cada uma delas funciona especificamente. Por isso, vamos entender direitinho o que cada uma delas tem de melhor, para que você possa escolher qual delas fazer.

TED

A Transferência Eletrônica Disponível existe no Brasil desde 2002 e sua principal característica é o fato de toda a operação ser concluída no mesmo dia. Assim, o dinheiro chega a conta de destino de forma mais ágil, o que beneficia aquele que está recebendo.

Normalmente, uma TED não demora mais que 90 minutos para ser concluída e os valores serem creditados na conta do destinatário.

Cuidado com o horário

Mas atenção, esse prazo menor está relacionado com as transações realizadas até as 17h e pode levar mais tempo do que os 90 minutos iniciais.

No caso de a transferência ser efetuada após as 17h, a transação só será efetivada no dia útil subsequente. Ou seja, se você fizer uma TED após as 17h da sexta-feira, a transação só será efetivada na segunda.

Tarifas diferentes na Agência e na internet

No passado havia um valor mínimo para realizar as transferências, mas hoje ela pode ser feita com qualquer valor. Além disso, é bom ficar atento porque os bancos costumam cobrar menos tarifas nas transações realizadas pela internet.

DOC

Para entender qual a diferença de TED e DOC é preciso conhecer os dois. Pois bem, o DOC é a abreviação de Documento de Ordem de Crédito e, assim como a TED, não tem uma quantia mínima que pode ser transferida.

A diferença para a TED está, principalmente, na existência de um limite máximo de transferência, que atualmente é de R$4.999,99. Caso você queira fazer uma transferência a partir de R$5 mil, obrigatoriamente precisará fazer uso de uma TED.

É preciso esperar mais

O DOC é uma transação mais demorada. Assim, se a operação que é realizada até as 22h de um dia só será efetivada no dia útil subsequente. Isso quer dizer, por exemplo, que uma transação na véspera do feriado só será efetivada depois, no próximo dia útil.

É preciso ter muita atenção ao horário porque, se você realizar a transação após as 22h terá que esperar dois dias úteis até que o dinheiro finalmente chegue a conta de destino.

Nesses casos, o primeiro dia útil é necessário para que se confirme a ordem de pagamento, enquanto que o dia útil posterior será aquele em que, efetivamente, o dinheiro cairá na conta de quem precisa receber.

Taxas

Agora que você sabe a diferença entre TED e DOC deve estar se perguntando sobre quanto isso pode lhe custar. Cada banco pode escolher as taxas que cobra para a realização de TEDs ou DOCs, mas normalmente os valores são inferiores quando on-line.

Como a transferência DOC faz com que o dinheiro demore mais tempo para cair na conta de destino, normalmente as tarifas cobradas para sua realização são inferiores às da TED.

Da mesma forma, há pacotes de serviços que já incluem um número de TEDs ou DOCs que podem ser realizadas mensalmente. Há também a possibilidade de não pagar por isso, em acordo com o banco.

Na maioria dos chamados bancos digitais, tanto TEDs quanto DOCs costumam ser realizadas sem a cobrança de qualquer tarifa do correntista.

Escolha com cuidado

Nos dias atuais, fazer uma transferência no lugar de se encontrar com uma pessoa para realizar um pagamento parece ser a melhor opção. Por isso, agora que você sabe a diferença entre TED e DOC, basta escolher com bastante cuidado.

Cada uma delas tem seus benefícios e, para quem precisa que o dinheiro caia rápido na conta de destino, a melhor opção é fazer uma TED, ainda antes das 17h, pois o valor tende a ficar disponível em pouco menos de 90 minutos.

Já no caso de ter mais tempo, o ideal é fazer uso de um DOC, isso porque o valor das tarifas costuma ser mais barato nesses casos. Assim, se for possível esperar mais um pouco, compensa fazer esse tipo de transferência.

Agora que você sabe a diferença entre TED e DOC, basta comparar as opções e escolher aquela que melhor atenda as suas necessidades. Cada uma delas pode ser mais útil a depender das circunstâncias. Escolha bem.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.