22.7 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
22.7 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasAssembleia Legislativa ESDiagnóstico do enfisema pulmonar em debate - Notícias da ALES

Diagnóstico do enfisema pulmonar em debate – Notícias da ALES

O diagnóstico precoce da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), também conhecida como enfisema pulmonar, foi o tema da reunião ordinária desta terça-feira (14) da Comissão de Saúde. O colegiado recebeu representantes de uma farmacêutica, que apresentou iniciativas para identificar a doença, que muitas vezes é descoberta já em estágio avançado, comprometendo a saúde do paciente. 

Uma das medidas é uma cabine de espirometria (teste do sopro) para a classificação da capacidade pulmonar. Trata-se de um exame padrão ouro para identificação da DPOC. O dispositivo criado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020, revelou o pneumologista Marcos Nascimento. 

Álbum de fotos da reunião ordinária

Perguntado pelos deputados sobre como essa tecnologia poderia ser usada dentro de uma política pública de saúde, a gerente de Acesso Estratégico da empresa, Daniela Campos, revelou que a farmacêutica está disposta a conduzir mutirões de espirometria para zerar fila de demanda pelo procedimento e identificar problemas. 

O outro projeto apresentado pelo médico, voltado para a atenção secundária, é um software adotado pela farmacêutica que reúne nas nuvens da internet imagens de radiologia torácica. Dessa maneira, é possível fazer uma comparação entre os exames pulmonares anteriores e atuais do paciente com emissão de laudo sobre eventuais doenças.

Albinismo

Na reunião extraordinária, o colegiado recebeu Josiane dos Santos, membro Associação das Pessoas com Albinismo no Espírito Santo (Apalaes). Josiane, que é albina óculo-cutânea, 39 anos, criticou a falta de atenção do poder público que esse grupo recebe. Ela citou ausência de levantamento do censo de quantos existem no Espírito Santo. 

Um dos pontos levantados foi a dificuldade que eles enfrentam no acesso a protetores solares, viseiras e blusas térmicas para evitar que desenvolvam problemas de pele, como o câncer. Josiane lembrou que há leis em tramitação nesse sentido, mas que ainda não foram aprovadas. A dificuldade ao atendimento no sistema de saúde também foi lembrado.

Álbum de fotos da reunião extraordinária

A psicóloga da Apales Cecília Guimarães falou também dos aspectos psicológicos que afetam as pessoas albinas, como a baixa autoestima, ligada ao que classificou como invisibilidade social. Segundo ela, as crianças são as mais afetadas e o enfrentamento dessas barreiras podem acarretar transtornos ao longo da vida. A reunião teve a presença também de Jhonatan Gomes Roberto, membro da Apales.

O presidente da comissão, Doutor Hércules (Patri), enumerou as ações do colegiado em prol desse grupo e pediu políticas públicas voltadas. Na sessão ordinária de segunda (13), ele falou sobre o Dia Estadual de Conscientização sobre o Albinismo.

Comissão de Saúde conheceu tecnologias desenvolvidas por farmacêutica em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira

Diagnóstico do enfisema pulmonar em debate

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Diagnóstico do enfisema pulmonar em debate

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.