Neste sábado, 12 de maio, será a data de maior mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) em todo o país. Marataízes já se prepara para intensificar a oferta da vacina, neste dia “D” da Campanha nas Salas de Vacinas das Unidades de Saúde da Barra, Caic, Marataízes I (próximo aos Correios), Marataízes II (próximo à Sudeste), Lagoa Dantas, Pontal, Jacarandá, Boa Vista do Sul e Nova Canaã, das 8h às 16h.
A vacina é gratuita e quem deve receber: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; mulheres com até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores; pessoas com doenças associadas (comorbidades), funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, como adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Segundo a Coordenadora de Imunização da Vigilância Epidemiólogica de Marataízes, enfermeira Lilian Domingues, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para os municípios é de 90% da sua população. Marataízes, até o momento, atingiu 24% dos grupos prioritários descritos acima. E, para o Dia “D” as Unidades Básicas de Saúde preparam atrativos para as crianças com distribuição de balas, pirulitos e máscara do Zé Gotinha.
A Campanha segue até o dia 01 de junho e as Salas de Vacinas das Unidades de Saúde da Barra, Caic, Marataízes I (próximo aos Correios), Marataízes II (próximo à Sudeste) e Lagoa Dantas continuam ofertando a vacina das 7h30 às 15h de segunda à sexta. Vacine-se! Não esqueça o cartão de vacinação, documento de identidade e comprovantes que faz parte dos grupos prioritários aptos à vacina.
Importância da vacina
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Veja algumas medidas para evitar a doença:
• Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar e/ou usar o banheiro);
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável e após o uso descartá-los em lixeiras;
• Na ausência do lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;
• Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;
• Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;
• Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc.);
• Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença. Em adultos, este período dura, em média, até cinco dias após o início dos sintomas, e em crianças pode durar, em média, 10 dias;
• Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;
• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3532-1876 (falar com a Vigilância Epidemiológica) ou nas salas de vacina do município nos horários de 07h30 às 15h.