26.6 C
Marataizes
domingo, março 30, 2025
domingo, 30 março 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
26.6 C
Marataizes
domingo, 30 março 2025
NotíciasGoverno ESDez anos de existência da Campanha Janeiro Branco promovida pelo Governo do...

Dez anos de existência da Campanha Janeiro Branco promovida pelo Governo do ES em apoio à saúde mental

Saúde mental em pauta: “Janeiro Branco” completa uma década de luta

A campanha “Janeiro Branco” está comemorando dez anos de existência sob o tema “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”. O movimento, iniciado em 2014 na cidade de Urbelândia, Minas Gerais, pelo psicólogo Leonardo Abraão, hoje presidente do Instituto Janeiro Branco (IJB), alcançou proporções nacionais e internacionais, contando com o apoio de instituições públicas e privadas.

A relevância do cuidado com a saúde mental é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e vem ganhando espaço nas discussões sobre políticas de saúde pública. Para a vice-presidente do Instituto Janeiro Branco, a psicóloga Valéria Ribeiro, a saúde mental é a base para o funcionamento pleno e saudável no mundo.

O movimento, cujo objetivo é disseminar conteúdos e informações sobre saúde mental para orientar indivíduos e instituições sociais, foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro pela Lei nº 14.556, promulgada em 25 de abril de 2023.

Ações locais

O Governo do Espírito Santo irá apoiar ações relacionadas ao “Janeiro Branco” em diferentes municípios, incluindo a promoção da conscientização sobre cuidados e prevenção dos transtornos mentais. Equipes multiprofissionais estarão envolvidas nessas atividades em municípios como Muniz Freire e Iúna, buscando auxiliar a população a buscar ajuda quando necessário.

Nas ações realizadas pelas equipes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), as psicólogas ressaltam a importância do tratamento integral voltado para a saúde mental, envolvendo também aspectos cognitivos, sociais e emocionais.

Sintomas e tratamento

O Brasil é o terceiro país com pior índice de saúde mental no mundo, com cerca de 25% da população apresentando transtornos mentais, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Identificar os sintomas e buscar a ajuda de um profissional de saúde mental é crucial para o tratamento adequado. Sintomas como mudanças de humor extremas, isolamento social, alterações no sono e comportamentos autodestrutivos podem ser indicativos de problemas de saúde mental.

Onde procurar ajuda

O Espírito Santo conta com 43 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) dedicados ao tratamento de transtornos mentais. Esses centros, que incluem equipes multiprofissionais que trabalham de maneira interdisciplinar, são fundamentais para a intervenção em situações de crise e reabilitação psicossocial.

Além disso, recomenda-se procurar orientação na Unidade Básica de Saúde local e, em casos de surto psiquiátrico, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Informações para imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa: asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi): icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

Fonte: Governo ES

Confira Também

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.