24.5 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 12, 2024
24.5 C
Marataizes
quinta-feira, 12 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
CidadesDevido ao vazamento de Óleo no Nordeste, Praias de Itapemirim são monitoradas...

Devido ao vazamento de Óleo no Nordeste, Praias de Itapemirim são monitoradas diariamente

Devido ao vazamento de Óleo no Nordeste, Praias de Itapemirim são monitoradas diariamente
Devido ao vazamento de Óleo no Nordeste, Praias de Itapemirim são monitoradas diariamente

O Município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente informa que o material oleado, proveniente de vazamento na região nordeste do Brasil, ainda não chegou no litoral sul do Espírito Santo. Esses materiais alcançaram a costa norte do estado, nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. Devido a chegada ao estado, o secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, Jean Paz Roza disponibilizou uma equipe treinada para monitorar diariamente toda costa municipal, durante os últimos dias.

O secretário ainda informa que a marinha do Brasil já encontrou fragmentos de óleo no litoral de Vitória, capital do Espírito Santo. O material que foi recolhido na praia de Camburi, foi encaminhado para análise que irá avaliar se é o mesmo que contaminou as praias do Nordeste. Por isso Jean alerta que a ação da vigilância nas praias do município tem sido constante e não cessará enquanto houver a possibilidade deste material atingir o litoral de Itapemirim.

Preventivamente o município já capacitou vários servidores das secretarias de meio ambiente, defesa civil e limpeza pública para atuar caso o óleo que foi derramado na região nordeste chegue ao litoral de Itapemirim. O treinamento foi oferecido pelo IBAMA, ICMBIO e IEMA. Neste, foi passado o conhecimento sobre as características do óleo e o que fazer caso chegue às praias informando quais são os equipamentos utilizados para retirar o material bem como todo o procedimento de segurança.

Caso a população venha a detectar alguma substância suspeita, deverá efetuar o contato imediatamente com os meios disponíveis. Em hipótese alguma este material deverá ser manipulado pela população. Outras informações, como fauna e localidades atingidas, orientações, tira-dúvidas e contatos podem ser obtidas pelo site: www.ibama.gov.br/manchasdeoleo.

Confira Também